A partir de hoje, vésperas do feriado de Sexta-feira Santa, somente os serviços públicos essenciais oferecidos pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) estarão disponíveis à população devido ao ponto facultativo decretado pelos dois governos. Os expedientes nas áreas administrativas serão normalizados a partir de segunda-feira, 06. Já o comércio e bancos só entram em feriado a partir de amanhã, Sexta-Feira da Paixão.
Para atender os casos de urgência e emergência, o governo anunciou que estarão operando as seguintes unidades de saúde: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão e a Policlínica Cosme e Silva.
A Prefeitura explicou que, a partir de hoje, as repartições públicas municipais não funcionarão em virtude do ponto facultativo. Isto inclui as unidades básicas de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio funcionarão normalmente no período do feriadão.
SEGURANÇA – O funcionamento dos distritos policiais ocorrerá seguindo escala de plantão de funcionários para registro de Boletim de Ocorrência, segundo nota da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). A Central de Flagrantes, no 5° Distrito Policial, prestará tanto atendimento genérico quanto especializado a grupos que necessitam atenção especial, como crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com necessidades especiais.
Os telefones para acionamento da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193) permanecerão disponíveis 24 horas para atender às demandas da população. A Guarda Civil Municipal também funcionará normalmente. O serviço emergencial pode ser acionado pelo número telefônico 156, da Central de Atendimento do município.
TRANSPORTE – Sobre o funcionamento de transporte público na Capital, a Prefeitura afirmou que hoje os ônibus circularão na cidade com 80% da frota total. Os táxis-lotação funcionarão das 6h às 20h. Amanhã, no feriado de Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, a frota de ônibus circulará com 60% da frota e os táxis-lotação das 8h às 12h.
No sábado, a frota circulará com 70% do total de ônibus, e os táxis-lotação funcionarão normalmente, das 6h às 14h. Se houver aumento na demanda do transporte coletivo, a prefeitura afirmou, em comunicado, que serão disponibilizados ônibus extras.
COMÉRCIO – O gerente de loja de roupas, Márcio Costa, explicou que os donos de estabelecimentos comerciais decidem se fecham ou não os comércios hoje. “Em geral, fica a critério dos donos. Nós vamos trabalhar nesta quinta-feira e folgamos na sexta”, afirmou. Ele completou dizendo que a equipe da loja costuma trabalhar até o meio-dia de sábado, abrindo normalmente na segunda-feira, após o Domingo de Páscoa.
A vendedora Edileusa Ferreira afirmou que na Feira do Produtor, na zona Oeste da cidade, os comerciantes trabalham normalmente. “O vendedor escolhe se quer vir. Amanhã o movimento é bom, então não faz sentido fechar. Já na sexta-feira não vem ninguém, e aí a gente já descansa”, relatou.
BANCOS E LOTÉRICAS – A assessoria do Banco do Brasil infirmou que hoje o expediente ocorrerá de forma normal. No feriado da Sexta-Feira da Paixão, não haverá atendimento nas agências bancárias. A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e atendimento telefônico (0800 702 6600).
As contas com vencimento marcado para o dia 03 de abril, bem como contas de consumo e os carnês, poderão ser pagos no próximo dia útil, dia 6 de abril, sem incidência de multa. Os tributos normalmente já vêm com data ajustada pelo calendário de feriados.
A atendente de casa lotérica, Solange Matos, explicou que o expediente de trabalho hoje é normal, das 8h às 18h. “Na sexta folgamos. No sábado, funcionamos das 8h ao meio-dia”, disse. Todas as operações bancárias como pagamentos e apostas de loteria podem ser feitos em qualquer unidade lotérica. (JPP)
Cotidiano
Bancos e comércio só vão fechar amanhã
Com o ponto facultativo decretado pelo governo e prefeitura, órgãos públicos só retornarão ao expediente normal na segunda-feira