O calor que o roraimense tem sentido nos últimos dias, que beira os 34 graus, vai se estender até meados de março de 2020. Essa é a previsão apresentada pelo meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves.
“Vamos ter um período de poucas chuvas no Estado. E sem a chuva e sem nuvens no céu, ficamos sem a única cobertura que alivia o calor, e a tendência é enfrentarmos calor de 30 graus no período da noite e chegar a 36 graus durante o dia, especialmente próximo ao meio dia”, disse. “Claro que não será todos os dias que vamos enfrentar temperaturas altas; e haverá uma variação média de 32 graus”, afirmou. “A tendência é de muito calor em todo Estado, até o mês de março, quando inicia o período de chuvas e começa a amenizar com temperaturas mais brandas”, afirmou.
Segundo dados do CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas) do Ministério da Ciência e Tecnologia, a precipitação observada dos últimos 30 dias no Estado de Roraima, mostra que o acumulado de chuva no Estado foi próximo de 25mm. Já os dados registrados pela Estação Automática A135 do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mostraram que durante os oito dias em que choveu no Estado, no mês de outubro deste ano, o acumulado de precipitação foi de 57,9mm com temperatura média de 30,1ºC. Em novembro, até o dia 2, já choveu 6,8mm em Boa Vista.
O prognóstico das tendências climáticas para o trimestre, novembro, dezembro e janeiro indicam condição de neutralidade, 29% indicam El Niño e 3% indicam La Niña. A previsão para os próximos meses é de chuva próxima da normal climatológica em Roraima.
Neste mês de novembro e nos próximos meses de dezembro e janeiro de 2020, a previsão é de poucas chuvas, mantendo a média histórica de menos de 100 milímetros no acumulado de cada mês. Sendo que este mês a média de chuvas é de apenas 50 milímetros de chuvas. Em dezembro diminui ainda mais e tem previsão de apenas 40 milímetros. Já em janeiro de 2020 está prevista apenas 35 milímetros.
A referência histórica de precipitação em Boa Vista é de 1.678,6mm de chuva. De janeiro a outubro de 2019, o acumulado de precipitação foi de 1.748,2mm, com a maior precipitação no mês de junho com 437,5mm e a menor precipitação aconteceu em fevereiro, com apenas 0,2mm.
VENTOS – Quanto à possibilidade de ventos fortes, Ramon Alves descartou que esse fator pode acontecer ainda este ano em Roraima. Pela previsão divulgada pelo meteorologista, os ventos devem chegar a apenas 5 km por hora e os ventos mais fortes acontecerão apenas a Nordeste de Roraima, no município de Normandia.
“Os ventos estarão mais fortes nas áreas abertas do município de Normandia, mas serão periódicos e com poucas rajadas de ventos que podem chegar a 50 km por hora, mas é pouco provável de acontecer ainda este ano”, disse.
RIOS – Já o monitoramento dos níveis fluviométricos dos rios de Roraima, obtidos na Rede Hidrometeorológica Nacional, o nível do Rio Branco em Boa Vista se encontra em 1,48m e no município de Caracaraí está a 2,05m. Comparando com 2018, os níveis foram respectivamente 1,29m e 1,97m. (R.R)