Os serviços de emergência servem para dar auxílio para quem necessita de atendimento. Seja Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros ou ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos recebem centenas de ligações diariamente.
No entanto, muitas delas não passam de trotes e acabam comprometendo o deslocamento para situações reais de emergência.Na manhã dessa sexta-feira (08), viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram deslocadas para o município de Cantá após sofrer uma dessas ligações falsas. O trote informou que um grave acidente teria ocorrido com aproximadamente dez feridos, entre elas, uma criança de doze anos.
Em Boa Vista, a ligação falsa comprometeu o atendimento de um acidente que ocorreu na avenida Ene Garcez. “A ligação de hoje envolvia crianças no acidente, ele informou um número falso de telefone e fez a ligação três vezes com detalhes sobre as possíveis vítimas. O Samu enviou as viaturas e pediu o apoio de uma ambulância no município de Mucajaí e ao chegar lá, não existia acidente nenhum. Enquanto isso, uma pessoa que realmente precisava do serviço foi prejudicada” informou uma funcionária do Samu.
A primeira ligação ocorreu às 11h58, com o deslocamento, o serviço demorou para atender um acidente que ocorria às 11h50. “Os trotes atrapalham a sociedade em geral, e é um crime, pois uma viatura que poderia atender a uma solicitação real vai ser deslocada para nada” disse.