Em busca de oferecer uma educação cada vez mais inclusiva, a fim de atender as diretrizes estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação), a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) promoverá nos dias 09 e 10 de dezembro, o “I Seminário de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”.
O local do evento será o auditório do CAF/UFRR (Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima). Direcionado para profissionais da área e educadores em geral, o seminário será gratuito e as inscrições podem ser feitas pela internet, por meio de um link no Google Forms, disponível ao final da matéria e também na página oficial da Seed no Facebook (Seed Roraima).
O seminário contará com a participação de Suely Melo de Castro, conselheira do CNE (Conselho Nacional de Educação), que abordará as “Novas Diretrizes da Política Nacional da Educação Especial”, além de Renata Fantacini do Claretiano/SP, que falará sobre “Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva”.
Adriane Melo Menezes, representante do MEC (Ministério da Educação), abordará sobre a “Avaliação da Aprendizagem na Educação Especial”. O Seminário contará ainda com mesa redonda com o tema “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Além das palestrantes já citadas, a mesa redonda contará com a participação da secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, tendo como mediadora a professora Stela Damas, diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).
“O objetivo maior do seminário é ampliar as discussões sobre inclusão. Hoje, a rede estadual possui bastante alunos inclusos e nós precisamos que os professores estejam capacitados para assumir esses alunos. O objetivo maior é a formação de todas as pessoas que são envolvidas no trabalho com aluno especial”, destacou Maria Aparecida de Oliveira, diretora do Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.
Os participantes do seminário receberão certificado de 12 horas, emitido pelo Ceforr. O I Seminário de Educação Especial é uma realização da Seed por meio do Depe com o apoio do Centro Universitário Claretiano, UFRR e CNE.
EDUCAÇÃO ESPECIAL – Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, a rede estadual de ensino possui hoje 1340 estudantes inclusos matriculados nas escolas da Capital e interior. Para um melhor atendimento aos estudantes, a Seed disponibiliza professor auxiliar, profissionais de apoio escolar (cuidador) e também intérprete de libras. Em 2019 foram contratados por meio de processo seletivo 52 profissionais intérpretes de libras e 150 cuidadores. Algumas escolas possuem as Salas de Recursos Multifuncionais.
O aluno frequenta o turno regular de aula e no horário oposto tem acesso às Salas de Recursos Multifuncionais, equipadas para atender alunos com deficiências (auditiva, visual, múltipla, intelectual, física), com transtornos globais do desenvolvimento, espectros do autismo e com altas habilidades. Além disso, a Seed possui os centros de atendimento especializados para estudantes da rede estadual de ensino e também o público em geral. Os centros são:
= CAS (Centro Estadual de Atendimento às Pessoas com Surdez), que atende hoje 55 pessoas entre alunos e usuários;
= CADAHS (Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação), que atende 134 pessoas;
= CAP-DV (Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais), que atende 30 pessoas;
= CAE/BV (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Boa Vista), com 316 atendidos;
= CEAE (Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado Denise Messias Santos), localizado em Caracaraí, com 67 atendimentos;
= CEEP (Centro Estadual de Estimulação Precoce), com 165 pessoas atendidas; e
= Cequo (Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro), localizado no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174, que funciona por meio de gestão compartilhada com outras secretarias e órgãos do Governo, atendendo hoje 65 pessoas.
Link para inscrição no seminário