Cultura

Teatro Roraimense no nordeste

O Grupo Criart Teatral que com o Prêmio Myrian Muniz irá circular com o espetáculo em Recife, Natal e João Pessoa.

Um espetáculo que mostra quatro mulheres em diversas épocas e refletindo momentos de suas vidas, como família, sexualidade, violência e amor, abrindo esse universo íntimo no palco, esse é o roteiro de “A Santa Casa”, do Grupo Criart Teatral, que por meio do Premio Myrian Muniz irá circular com uma temporada de apresentações em Recife, Natal e João Pessoa.
“Viajaremos dia 12 de abril para nos encontrarmos com o nosso diretor em Recife e fazer dois dias de ensaio, a circulação começa dia 15 de Abril. Fazem parte da equipe quatro atrizes, um violinista, uma produtora do grupo, um iluminador e uma cinegrafista da Platô filmes que vai documentar toda a temporada de apresentações”, explicou a atriz Kaline Barroso.
A iniciativa venceu do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, que possibilita levar o trabalho do Grupo Criart Teatral para outras cidades. Foram contemplados 108 projetos em todo o Brasil nas modalidades: Circulação e Montagem de Espetáculos ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias, e Roraima está entre eles. 
Essa é a segunda vez que o grupo recebe este prêmio. A primeira foi em 2010, para a circulação do espetáculo infantil João e Maria. “Tem sido uma felicidade muito grande, pois iremos apresentar para companhias que são referência para nós.” completa Kaline.
O espetáculo apresenta questões da rotina feminina, e apesar da pesquisa ter sido feita basicamente nas situações das mulheres do século XIX o espetáculo é atemporal e provoca um diálogo entre as atrizes e a platéia. Amores, angústias, desejos, medos, convicções, o que mudou e o que não mudou com o passar dos anos.
Inspirados na experiência do Grupo Século XIX, A plateia masculina é separada da plateia feminina e os homens são colocados como espectadores das mulheres, sem direito a voz. Dirigidas por Edjalma Freitas e acompanhas ao violino por Augusta Pacheco, as atrizes Jayne Cardoso, Kaline Barroso, Karen Barroso e Marcelle Grécia interpretam: Helena, Mercês, Flor e Geralda, nomes inspirados na música ‘Casa aberta’ de Milton Nascimento. 
Após a temporada de apresentações no nordeste, a Companhia irá se preparar para uma turnê em dez estados da região da Amazônia Legal por meio do Sesc Amazônia das artes.