Cotidiano

Preços de ovos da Páscoa sobem e fazem as vendas despencarem

A expectativa do comércio é que vendas aumentem até sábado, mas os preços têm afugentado muitos consumidores

Faltando apenas dois dias para a Páscoa, a procura por ovos de chocolate segue baixa. Comerciantes relatam uma queda de 30% nas vendas em comparação com o ano anterior e um aumento de 10% no preço do produto. Apesar do quadro negativo, o mercado ainda tem a esperança de que as vendas aqueçam no domingo, pois acredita que o consumidor esteja seguindo a velha tradição de deixar tudo para última hora. 
O gerente de um supermercado na avenida Capitão Júlio Bezerra, na zona Leste, Wandresson da Silva, relatou que a empresa registrou uma queda de 30% nas vendas, um número significativo. “A nossa expectativa é que a procura aumente nos próximos dias”, disse. 
Além da baixa procura, ele explicou que o preço do produto sofreu um aumento. “Este ano, os ovos estão cerca de 10% mais caros devido a uma série de fatores, como o aumento no preço do combustível e a inflação. Isso refletiu nas vendas. Este ano, o consumidor está controlando os gastos”, disse.
Os preços são como os ovos, diversificados: o de 270 g custa, em média, R$ 28,00; e o de 750 g pode ultrapassar os R$ 75,00. A linha infantil aparece bem atrativa, com desenhos animados e cores fortes. A maioria dos ovos possui um único tamanho, com 170 g, e o preço é mais salgado se comparado com a linha adulta. Um ovo da páscoa infantil não custa menos de R$ 27,00 e os mais caros podem ultrapassar os R$ 34,00.
A empresária Marcela Campos foi às compras cedo para não encontrar lojas cheias e filas intermináveis. Ela nunca deixa para última hora e comprou ovos para os funcionários da empresa dela. “Faço isso todos os anos. Venho logo no início e não é por causa dos preços – que, por sinal, estou achando bem salgados -, mas pela comodidade de não enfrentar filas e ainda encontrar ovos quebrados”, disse.
Em um supermercado no bairro Tancredo Neves, zona Oeste, a situação se repete. Um setor do estabelecimento foi destinado exclusivamente para estes produtos. A organização até que chama a atenção do consumidor, mas os preços fazem com que o cliente pense duas vezes. O gerente do local, Raimundo Lopes, informou que as vendas caíram cerca de 35% em comparação com o ano anterior. Ele atribuiu o fato à crise financeira. “O preço de tudo está subindo e, infelizmente, ovos de chocolate não são prioridades. O consumidor deixou de comprar em grandes quantidades e acabou optando por opções mais baratas, como caixas e barras de chocolate”, contou. 
A funcionária pública Maria Rita Soares preferiu a opção mais barata. “Este ano vou levar barras e caixas de chocolate. Tive que priorizar umas contas e não sobrou dinheiro suficiente para comprar os ovos, além do mais, eles estão bem mais caros este ano”, observou. (I.S)