Cultura

Roraimense fabrica selas para cavalo no quintal de casa

O processo de fabricação das selas é bastante artesanal com detalhes no couro e o cuidado de quem fabrica

A sela é um item indispensável para todo cavaleiro. Há diversos modelos e estilos dependendo do uso, se para o trabalho, dia a dia, cavalgada ou para praticar provas de rodeio.

O processo de fabricação das selas é bastante artesanal com detalhes no couro e o cuidado de quem fabrica. Em Roraima, o artesão Pedro Solon de Oliveira Silva de 46 anos montou uma pequena fábrica no quintal de casa. O aprendizado veio do seu pai Anísio de Oliveira que produziu as selas por 67 anos.

“Ele era cearense, veio pra Roraima onde aprendeu a fazer e me ensinou, e assim como ele estou ensinando aos meus filhos, por que essa arte não pode morrer com o tempo. A tradição tem que continuar, mas claro, com amor, por que precisamos trabalhar com dedicação” disse.

Além da sela, a pequena fábrica produz as barrigadas utilizadas nas selas e bainhas para facão. Seus principais clientes são lojas de produtos especializados e os próprios fazendeiros.

 “Eu digo que essa é uma profissão que irá vingar ao longo dos anos, até por que são poucas pessoas que sabem como fazer, estou passando meus ensinamentos para os meus filhos e dois funcionários, todo fazendeiro precisa de no mínimo uma sela para um cavalo, e muitos deles procuram pelos pequenos empreendedores por que o preço do material sai mais em conta” explicou.

As selas são feitas por encomenda ou a pronta entrega e custam cerca de R$750,00. As bainhas custam R$18,99. A Fabrica está localizada na Rua Granjeiro, no Jardim Caranã, n96.  As encomendas podem ser feitas pelo número (95) 991657978.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.