O Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima, Aluízio Ferreira Vieira, foi entrevistado no programa Agenda da Semana pelo radialista Getúlio Cruz e falou sobre o trabalho de conciliação realizado pelo tribunal, que tem ajudado a reduzir a inadimplência dos roraimenses.
A iniciativa organizada pelo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) tem por objetivo, por meio de audiências de conciliação organizadas em uma pauta inteligente relacionada a dívidas judicializadas, promover acordos vantajosos entre credor e devedor, de maneira pacífica, rápida e barata, eliminando processos no judiciário.
“O tribunal já realizava um excelente trabalho em relação à conciliação com o presidente Mozarildo e a desembargadora Tânia. E precisamos destacar que é muito importante, pois a logística física e humana que o Tribunal detém não consegue atender à demanda desse tipo de casos, que é muito grande. É importante ter outros instrumentos que possam mediar esses conflitos e buscamos ampliar as possibilidades de uma negociação que resulte em acordo vantajoso para todos os envolvidos”.
Aluízio Ferreira explicou que a desjudicialização evita que o processo chegue ao judiciário e se torne demorado e custoso.
Já foram realizadas 62 audiências, das quais 31 resultaram em acordos, o que totaliza o montante de R$ 5.434.776,51 homologados.
“A audiência é realizada por conciliadores que não são obrigatoriamente juízes. Eles são submetidos a uma preparação teórica. Temos 30 conciliadores que passaram por todos os processos e facilitam a comunicação entre as partes. Tem havido muita disposição para negociação entre as partes e vivemos um momento de conscientização e conciliação para resolução dessas questões” explicou.
COMO FAZER: O Cejusc Cível de Boa Vista está localizado no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, na Praça do Centro Cívico, número 666, Centro, andar térreo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, atendendo às demandas pré-processuais e processuais na área Cível e Fazendária, e processuais na de Família e Juizados Especiais Cíveis. O telefone de contato é (95)3198-4781 e (95)31983147.