Se você é poeta ou escritor, tem talento e gostaria de publicar e divulgar o seu livro em âmbito nacional, que tal criar seu próprio e-book? Publicar um livro não é fácil, os jovens autores brasileiros enfrentam muitas dificuldades para divulgar seus primeiros trabalhos.
As editoras, de um modo geral, não abrem espaço para os novos a menos que estejam “patrocinados” por um bom programa de marketing. Resta ao jovem autor, então, patrocinar sua própria obra, o que nem sempre é possível, tendo em vista os altos custos gráficos. Diante destes obstáculos, muitos talentos se perdem e, não raro, excelentes trabalhos acabam sobrando na gaveta.
Buscando por histórias inéditas, os portais digitais funcionam como alternativa para quem busca publicar suas histórias como livro eletrônico pela rede sem interferência de editoras. No Brasil, o site que vem ganhando visibilidade é o Livros Digitais, que surgiu com a proposta de viabilizar a produção de conteúdo de autores independentes, dando prioridade a escritores de primeira viagem.
Por meio da plataforma, não é mais necessário recorrer às editoras para a publicação de um livro, hoje é possível criar um e-book e compartilhar o resultado final da obra pela internet. A tendência ganha cada vez mais popularidade e na língua inglesa possui diversos endereços destinados a esse tipo de publicação. Além dos livros digitais serem interativos, a sua produção é mais econômica, pois não há custos de impressão nem de gasto de papel.
O termo de origem inglesa, e-Book é uma abreviação para “electronic book”, ou livro eletrônico: trata-se de uma obra com o mesmo conteúdo da versão impressa, com a exceção de ser, por óbvio, uma mídia digital.
O preço é outro atributo a ser levado em consideração, já que e-Books, devido à sua facilidade de divulgação e ao seu baixo custo de produção, normalmente saem muito mais baratos que modelos impressos.
Um dos sites mais utilizados pelos brasileiros que querem publicar suas histórias, o Livros Digitais pode ser utilizado por alunos e professores em sala de aula para criação e publicação de livros e textos digitais. Com aplicações simples, uma das vantagens da ferramenta é estar disponível em português e ter fácil usabilidade.
No site, o usuário pode formatar o seu livro, escolher modelos de capas e adicionar páginas com quatro layouts pré-estabelecidos, permitindo inserir textos e imagens. Após a finalização do projeto, o livro pode ser convertido em PDF, no formato A4, ou também é possível compartilhar a obra nas redes sociais.
Confira alguns sites gratuitos que permitem criação de e-books:
Papyrus – papyruseditor.com/pt
O Papyrus é um editor on-line que permite a criação de livros digitais para serem exportados no formato PDF, Epub ou Kindle. Para começar um projeto, é necessário escolher entre 25 modelos disponíveis. Com base nesses formatos, o usuário pode fazer adaptações, adicionar capítulos, inserir imagens e textos.
Playfic – playfic.com
O site permite criação de livros digitais interativos, onde os usuário pode criar uma narrativa e colocar nas mãos de seu leitor escolhas que alteram o fim da história. A plataforma não usa gráficos e sons, mas o dinamismo é garantido pela possibilidade de avançar páginas ou parágrafos e de alterar o rumo da história. A ferramenta pode ser interessante para estimular o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita.
Myebook – http://www.myebook.com/
Com essa ferramenta o usuário pode criar e editar livros digitais de forma simples e personalizável. Ao iniciar um novo projeto, é possível escolher o número de páginas e optar por desenvolver a publicação a partir de um modelo pronto ou começar do zero. Para os que desejam adaptar um arquivo, também existe a opção de importar um documento em PDF.A ferramenta está disponível apenas em inglês.
Cultura
Como publicar um Ebook?
Site interativo ajuda amadores a publicarem histórias