Política

Deputado quer comprovação de que Pizzolatti cumpre expediente em RR

Ex-deputado federal por Santa Catarina é secretário extraordinário de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos de Roraima

O presidente da Comissão de Administração, Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jorge Everton (PMDB), anunciou que vai protocolar esta semana, na presidência da Casa, o pedido de apresentação da emissão dos bilhetes das passagens aéreas que o secretário extraordinário de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos (Seapi), João Alberto Pizzolatti Júnior, tenha feito para Roraima. A informação é da assessoria do deputado.    Além disso, o parlamentar pretende convocar o secretário para prestar esclarecimentos sobre sua atuação à frente da pasta, bem como comprovar a efetiva prestação de serviço ao Estado. O pedido de convocação surgiu após denúncias de que Pizzolatti não dá expediente no Estado. A nomeação dele foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 10 de fevereiro de 2015. Seu salário é de R$ 23 mil.
“Queremos que ele apresente a frequência e as passagens aéreas para saber se nos dias em que ele recebeu salário aqui, trabalhando pelo Estado de Roraima, ele efetivamente estava aqui. Quantos são os dias que ele efetivamente fica no nosso Estado? Afinal de contas, chegam denúncias de que ninguém nunca viu esse homem no Estado”, disse o parlamentar.
Segundo ele, caso haja incompatibilidade de assinatura de folha de ponto com o tempo de permanência no Estado, a comissão encaminhará denúncia ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) para adotar providências. “Precisamos de pessoas que realmente queiram trabalhar pelo nosso Estado. Afinal de contas, nós temos parlamentares federais para trazer recursos para cá”, afirmou Everton.
O 2º vice-presidente da Casa, deputado Jânio Xingu (PSL), classificou a convocação de Pizzolatti com legítima e como uma oportunidade para o secretário informar aos deputados o que vem fazendo pelo Estado. “A vinda de Pizzolatti servirá para esclarecer o trabalho que ele está fazendo pelo Estado, que projetos ele está trabalhando para ajudar o Estado”, frisou. “Mas, para não antecipar aos fatos, só vamos poder falar do Pizzolatti quando ele vir à Assembleia mostrar as perspectivas desses projetos e o que Roraima vai ganhar com isso. Aí poderemos fazer uma avaliação da sua atuação”.    
DECRETO – O Decreto Governamental nº 18.315-E, de 6 de janeiro de 2015, instituiu a Secretaria Extraordinária de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos, com a missão de assessorar e acompanhar as relações políticas internas e externas do Governo do Estado de Roraima com a finalidade de buscar oportunidades de investimentos, além de captação e efetivação de recursos a serem aplicados no Estado.
Pizzolatti é ex-deputado federal por Santa Catarina e apontado como um dos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro das obras da Petrobras por meio do PP, mesmo partido da governadora Suely Campos. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, no dia 6 de março, a abertura de inquérito para investigar Pizzolatti e mais 48 pessoas que foram citadas durante depoimento de delatores da Operação Lava Jato. (R.R)