Cotidiano

Grandes produtores vêm conhecer o Estado

Objetivo da visita de grandes empreendedores de Santa Catarina é fomentar investimentos no setor produtivo do Estado

Com a finalidade de fomentar um trabalho em busca de investidores, a Secretaria Extraordinária de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos (Seapi) intermediou a vinda de um grupo de empresários de Santa Catarina a Roraima, que se reuniram ontem à noite, no Palácio Senador Hélio Campos, com membros do primeiro escalão do governo e o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Roraima, Otoniel Ribeiro Duarte.
O grupo de empresários é formado por Alcides Borges, presidente da Cooperaviso, com dois mil produtores de aves e suínos, Alexandre Didomenico e João Didomenico, da Coocam, produtora de grãos, Edward Mundy, do Grupo Reunidas, que reúne mais nove empresários, Éverton Gratt, produtor e representante de fábrica de equipamentos para usina de etanol de batata; Aguinaldo Paggi, pecuarista, e Kelvin Borges, secretário de Desenvolvimento Econômico. Eles visitarão áreas produtivas do Estado em busca de mais informações sobre as condições de solo, clima e infraestrutura para futuros investimentos.
Durante a reunião, o ex-governador Neudo Campos falou do planejamento que o governo tem para o desenvolvimento do Estado e das principais iniciativas que estão sendo tomadas para proporcionar condições aos empresários que queiram investir em Roraima, como incentivos fiscais, apoio técnico, articulação com instituições financeiras.
“Nosso objetivo é despertar o interesse de produtores que queiram investir e trabalhar em prol do desenvolvimento desta terra. Sabemos que Roraima é um pólo produtivo de grande potencialidade, de localização geográfica privilegiada, de clima e solo atrativos, com destaque para possibilidade de produção de grãos no período da entressafra, e ainda mercados vizinhos como a Venezuela, Guiana e o Estado do Amazonas”, enfatizou Neudo.
O secretário extraordinário de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos de Roraima, Alberto Pizzolatti, destacou que recebeu uma missão da governadora Suely Campos (PP) no sentido de atrair para Roraima investidores nos mais diversos setores. “Como conhecemos a potencialidade de Roraima para o agronegócio, estamos iniciando essa articulação com esse primeiro grupo. Todos são produtores conceituados no Sul do País, sendo dois deles dirigentes de cooperativas de grande porte, uma delas com dois mil produtores”, acrescentou.
Pizzolatti disse que, além da captação de investidores no setor do agronegócio, o governo está trabalhando em outros projetos que irão fortalecer a política de desenvolvimento econômico e social do Estado. “Devido à afinidade tanto com a governadora Suely quanto com o ex-governador Neudo, tendo em vista que fui deputado federal juntamente com ambos, em períodos diversos, estamos podendo articular projetos importantes para Roraima, dentro da visão estratégica de desenvolvimento do governo”, salientou.
Ao ser questionado sobre a primeira impressão que teve do Estado, depois da reunião com os secretários e autoridades do setor produtivo, Alcides Borges, presidente da Cooperaviso, de aves e suínos, afirmou que foi a melhor possível. “Estamos buscando novas fronteiras agrícolas para expandir e buscar novos negócios e para agregar com essa produção ao que temos em Santa Catarina, um modelo nosso de integração e verticalização, onde o produtor produz leite, suínos, aves, pecuária de corte bovina e grãos, que é o princípio básico de toda essa criação para transformar em proteína animal”, relatou.
Alexandre Didomenico, da Coocam, ressaltou que ficou impressionado com o que já viu e ouviu. “Estamos buscando o máximo de informações e possibilidades para investimentos futuros. Já tivemos essa primeira reunião e amanhã devemos começar as visitas de campo, pois precisamos averiguar in loco todas as vantagens que já nos foram apresentadas hoje e que nos deixou bastante impressionados”, disse.
Após a reunião com o primeiro escalão do governo, os empresários estiveram reunidos, ainda no Palácio Senador Hélio Campos, com agentes imobiliários para conhecer a oferta de áreas disponíveis para produção no Estado.