Cotidiano

Órgãos de defesa agropecuária de RR e Venezuela buscam parceria

Com o objetivo de centralizar ações para atingir o status de Estado livre da febre aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) e o Instituto Nacional de Salud Agrícola Integral (Insai), da Venezuela, promoveram uma reunião na manhã de ontem. A presidente da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima,Rosirayna Remor, destacou que esta parceria é importante para estabelecer um controle rígido nas ações e próximas metas para que o Estado de Roraima, que agora possui o status de médio risco para aftosa, alcance o quanto antes o de área livre por vacinação.
“Temos um objetivo claro que é centralizar as próximas ações para atingirmos o status de estado livre de aftosa com vacinação, e com isso podermos finalmente exportar carne para outros mercados internacionais, como a própria Venezuela, Guiana e outros países. O intercâmbio de conhecimentos e as ações conjuntas vão contribuir para esta meta”, destacou.
A finalidade foi repassar as ações implementadas em todos os municípios que podem ser compartilhadas pelos agentes da Venezuela, principalmente pela necessidade de estabelecer um controle rígido na faixa de fronteira e estabelecer uma parceria entre as duas instituições. A primeira ação conjunta será um treinamento para médicos veterinários venezuelanos que atuam na fronteira com o Brasil.