Cotidiano

Parque do Viruá corre perigo com cortes de brigadistas

Somente esta semana, 28 focos de incêndio foram registrados no local

O Ministério do Meio Ambiente decidiu cortar quase pela metade o número de brigadistas de incêndio em parques nacionais.
A denúncia foi feita pelo jornal O Globo que mostrou documentos internos do Instituto Chico Mendes (ICMBio), que, se em 2014 existiam 1.589 brigadistas atuando em 91 unidades de conservação, em 2015 serão apenas 987 brigadistas em 62 unidades.
Em Roraima, a situação do Parque Nacional do Viruá é complicada. Somente esta semana, 28 focos de incêndio foram registrados no local, segundo o centro de monitoramento de queimadas.
O município de Caracaraí onde fica localizado o parque está em situação de emergência decretada pelo governo de Roraima. 
O parque está localizado no município de Caracaraí (RR) e desde 1998 protege mais de 200.000 ha de um tipo de vegetação de transição entre a floresta densa e o cerrado, conhecido como lavrado na região.
O ICMBio reduziu em 33% o orçamento previsto para as áreas antes da aprovação do orçamento de 2015. 
Devido ao horário de fechamento da nota, a reportagem da Folhaweb não conseguiu contato com o Instituto para falar sobre a situação dos focos de incêndio.