Os cães podem ter vários medos diferentes. Essas fobias têm várias causas, incluindo a falta de socialização precoce, fatores genéticos e experiências negativas. Esses sentimentos dos cachorros podem levar a sinais como encolher-se, tremer, babar, latir, ter um comportamento destrutivo e, em alguns casos, agressivo.
1. Medo de trovão
Astrofobia ou medo de trovão é um dos mais comuns dos cachorros. O grau dessa fobia pode diferir entre os cães, indo do mais leve até o mais forte.
Neste último caso, o cachorro pode tremer ligeiramente e você pode notar orelhas achatadas e a cauda dobrada durante tempestades. Outros cães podem manifestar a fobia de forma mais grave, fazendo com que se escondam, se tornem destrutivos ou percam o controle do intestino ou da bexiga.
Uma curiosidade interessante é que os cães também podem pressentir uma tempestade bem antes de você conseguir detectá-la. Essa é a razão pela qual muitos tutores relatam ter visto seus cães mostrarem sinais de medo por vários minutos antes que o fenômeno realmente aconteça.
2. Medo de fogos de artifício
Semelhante ao medo das tempestades, sons altos e imprevisíveis e a luz dos fogos de artifício fazem muitos cachorros tremerem. Cães com uma fobia grave de fogos de artifício podem precisar de tratamento com medicação antiansiedade ou sedativos.
3. Medo de ser deixado sozinho
O medo de ficar em casa sozinho é chamado de ansiedade de separação. Cães que sofrem de ansiedade de separação tendem a exibir comportamento destrutivo assim que seus donos saem de casa. Outros sintomas incluem latidos excessivos quando deixados sozinhos.
LEIA TAMBÉM: O seu cão persegue a cauda? Conheça os motivos
Uma mudança no comportamento do dono do cachorro pode ajudar a aliviar os medos de um cachorro. Simplesmente fazendo alterações em seus hábitos antes de sair de casa. A dessensibilização, o processo de fazer com que o cão se acostume a ficar sozinho em casa, também pode ser benéfico para os cães que sofrem de ansiedade de separação.
4. Medo de veterinário
Não é incomum que os cães tenham medo de ir ao veterinário. A primeira exposição de um cão ao veterinário geralmente envolve cheiros estranhos, ser tratado de novas maneiras e receber vacinas.
Não é de admirar que os cães possam facilmente ter medo de uma viagem ao veterinário. Se não houver outras fobias envolvidas, esse medo pode ser facilmente corrigido simplesmente levando um cão ao veterinário para algumas visitas sociais que não envolvem um exame.
5. Medo de andar no carro
Muitos cães têm medo de andar no carro. O medo é geralmente devido à falta de exposição precoce a passeios de carro ou experiências negativas em andar de carro, como ficar doente de carro, andar no carro para ser deixado em um abrigo ou apenas ir de carro para uma visita ao veterinário.
É possível superar o medo do seu cão de andar no carro, usando guloseimas e elogios para lentamente atrair o seu cão para o carro e, em seguida, trabalhar para fazer passeios.
6. Medo de subir e descer escadas
O dono de um cão pode não perceber que seu cão tem medo de subir e descer escadas até que seu cão se aproxime de um conjunto de degraus. Esta fobia é quase sempre devido a uma falta de socialização precoce .
Alguns cães podem ser persuadidos a sair do medo fazendo passos de subir e descer. Outros cães podem precisar aprender a subir escadas, literalmente, passo a passo.
7. Medo dos homens
Pode surpreender que as pessoas aprendam que é bastante comum que os cães tenham medo dos homens. Embora, em alguns casos, esse medo possa derivar de ser abusado por um homem, na maioria das vezes é devido à falta de socialização.
Tenha em mente que um cão com medo pode rosnar ou morder alguém como resultado desse medo.
8. Medo de estranhos
O medo de estranhos é semelhante ao medo dos homens, mas, neste caso, um cão pode ter medo de alguém que não conhece. Isso pode ser um problema difícil de ser superado porque é impossível ensinar seu cão a aceitar todas as possíveis novas pessoas.
É importante permitir que seu cão se aproxime de novas pessoas em seu próprio tempo. Forçar um cachorro temeroso a aceitar um estranho poderia forçar um cachorro a se tornar agressivo .
9. Medo de crianças
Esse é mais um dos tipos de medos e fobias do cachorro. Cães desenvolvem medo de crianças por várias razões. Uma é a falta de exposição precoce a crianças. Não é incomum que as pessoas recebam um animal de estimação antes de se tornarem pais.
A menos que você leve um filhote para uma casa com crianças , seu cão pode não ter a oportunidade de se socializar com elas. Cães também costumam ter experiências negativas com crianças. Enquanto as intenções de uma criança podem ser boas, um cão pode interpretar aberturas de afeto como uma ameaça.
Os donos de cães que estão lidando com um cão com medo de crianças devem consultar um treinador de cães ou um especialista em comportamento para trabalhar essa fobia.
10. Medo de objetos
Muitos cães desenvolvem medo de objetos particulares: aspirador de pó, decorações e brinquedos de criança. Às vezes, esse tipo de fobia não é grande coisa, pois muitos itens podem simplesmente ser removidos do campo de visão do bichinho. Em certos casos, no entanto, pode ser problemático.