A partir de agora, Roraima vai atuar em conjunto com os outros estados da região Norte para combater o crime organizado: tráfico de drogas, de armas e redução da violência, além de outras questões.
O pontapé inicial desse trabalho foi dado em Manaus, capital do Amazonas, com a inauguração do Centro Integrado de Inteligência da Amazônia – Região Norte, em um evento que contou com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, além de governadores e secretários de Segurança Pública da região.
Para falar do assunto, o Quem é Quem desta segunda-feira, 16, recebeu o secretário de Segurança Pública, Olivan Júnior, que representou Roraima e assinou dois termos de cooperação técnica.
Roraima constatou a diminuição do número de vítimas assassinadas, principalmente de vítimas oriundas de confrontos entre facções.
“Foi citado pelo Ministro Sergio Moro que Roraima colheu resultados expressivos e ressaltou o estado como exemplo, não só dentro do sistema prisional, mas também na área da segurança pública como um todo”. Disse o secretário.
Com a criação do fundo estadual de segurança público, Roraima passa a receber no mês de julho em torno de R$ 44 mi.
“É um recurso específico para ser aplicado em segurança pública. O recurso tem 2 linhas diretrizes, uma delas é a valorização profissional dos agentes de segurança pública e o outro viés seria o combate a violência. O importante da ideia, é a flexibilidade para o emprego do recurso, desde que tenhamos bons projetos alinhados com a política de segurança pública”. Afirmou Júnior.
A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play