Esporte

Presidente da Fedar avalia ano da natação roraimense em 2019 

Teca Marinho destacou a crescente no número de atletas federados que passou de 65 para 152 novos federados; Fedar realizou 12 eventos de natação e duas de maratonas aquáticas nesta temporada

Com pouco mais de 1 ano a frente da Fedar (Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima), a presidente Teca Marinho avaliou a temporada 2019 da natação roraimense. A mandatária assumiu o posto em 06 de novembro do ano passado após o falecimento de Gilda Hupsel. De lá pra cá está a frente dos trabalhos da organização e competições estaduais da comunidade aquática. 

Em conversa com a Folha de Boa Vista no Troféu Denice Queiroz, o último evento do ano, Teca fez uma auto avaliação e falou de 2019. Ela destacou a crescente do número de atletas federados que dobrou desde que assumiu a entidade no fim do ano passado. 

“Nós começamos com 65 atletas federados, hoje estamos com 152 e isso foi muito importante essa evolução. Foi um aprendizado tanto para toda equipe da Fedar, diretoria, arbitragem. Os clubes estão de parabéns já que são os mais importantes, os atletas, os nadadores”, contou. 

“Tivemos muitas quebras de recordes, nadadores indo para [Campeonato] Brasileiro, Norte-Nordeste e eu espero que 2020 seja um ano da natação roraimense. É uma evolução importante já que tem recordes quebrados que tem mais de uma década. Tivemos uma atleta que foi convocada para participação da Copa Pacífico [Kaylane Greco da APABV] e isso foi importante. Ano que vem é colher frutos do nosso trabalho”, acrescentou.

Teca Marinho falou da missão de estar a frente da Fedar e ainda deixou o recado ao atletas para a temporada 2020.

“Gosto muito de trabalhar com a natação, gosto muito. Essa parte administrativa da Federação, realização de evento foi um aprendizado pra mim. Ano que a Federação vai trazer muitas surpresas para os nadadores”, finalizou. 

Neste ano a Fedar realizou 12 eventos na natação e duas maratonas aquáticas. Foram vários os recordes batidos. Só no Estadual de Natação Denice Queiróz, último evento da temporada, 11 novas marcas foram estabelecidas.