Cotidiano

Rio Ailã é destaque como uma das 5 atrações turísticas do país

Ailã é um ponto que está sendo muito visitado principalmente por turistas internacionais que querem conhecer o extremo Norte do Brasil

É sabido que o extremo Norte do país não fica no Oiapoque (AP), mas na Nascente do Rio Ailã, no Município de Uiramutã, em Roraima. Foi justamente esse o local apontado esta semana pelo Ministério do Turismo como uma das cinco atrações turísticas em todo o país. O local é conhecido como o ponto mais setentrional do Brasil.
Para o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Ricardo Peixoto, a projeção nacional em torno do Rio Ailã está gerando renda e impulsionando a economia local. “O objetivo é conseguir vender Roraima e suas belezas naturais no sentido de gerar empregos e alavancar a economia, essa é a nossa filosofia. O Ailã hoje é um ponto que está sendo muito bem visto, principalmente por turistas internacionais”, disse.
Apesar disso, ele cita que ainda faltam esforços por parte das prefeituras dos municípios do Estado para que outras atrações turísticas também sejam reconhecidas. “O que falta é alguns prefeitos se sensibilizarem da importância que isso tem e somar esforços para dar destaque às nossas belezas naturais. No Ailã, fizemos amostragem com alguns jornalistas de fora e o lugar acabou se transformando em um point internacional, com volume de procura altíssimo, mas ainda faltam valorização e divulgação para que Roraima cresça no turismo”, afirmou.
Segundo Peixoto, algumas particularidades que são encontradas apenas no Rio Ailã já o fez superar até mesmo o Monte Roraima, que recentemente foi destaque em novelas e seriados globais. “Pelo que está acontecendo hoje, com certeza já está superando o Monte Roraima na procura, que tem sido enorme principalmente entre o público estrangeiro”, frisou.
O diretor disse que o Departamento trabalha com alguns projetos que estimulem o turismo em Roraima. “São vários. Estamos trabalhando em seis municípios para tentar dar um destaque em cada ponto turístico desses lugares”.
COMO CHEGAR – Uma operadora em Roraima oferece dois tipos de roteiro para desbravar o local: o primeiro é partindo de helicóptero, com saída da sede do Município de Uiramutã, Nordeste do Estado, até o topo do monte Caburaí. De lá, os turistas fazem uma caminhada de cerca de uma hora até a nascente, onde passam o dia.
O segundo é mais radical: uma expedição por terra. O grupo parte de avião do Aeroporto Internacional de Boa Vista até uma comunidade indígena da etnia Ingarikó.
De lá, partem a pé por dentro da mata fechada durante cerca de quatro dias até chegar à nascente do Ailã. Essa modalidade só é feita por agendamento e grupos de quatro a 12 pessoas. A melhor época para a expedição é entre outubro a março, quando diminuem as chuvas na região. (L.G.C)