Cotidiano

Edital de concurso para Guarda Municipal deve sair em fevereiro

A informação foi dada pelo prefeito Juliano Torquato (Republicanos) ao comentar a aprovação do Projeto de Lei que cria o PCCR da GCM

O edital para o concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Pacaraima deverá ser lançado em fevereiro de 2020. A informação foi dada pelo prefeito Juliano Torquato (Republicanos) ao comentar a aprovação do Projeto de Lei que cria o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro Geral de Cargos Públicos da GCM.

O Projeto de Lei nº 016/2019 do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Pacaraima na última sexta-feira, 27.

O projeto também prevê fixação de regras específicas de ingresso por meio de concurso público como prova de conhecimento escolar, teste de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica.

A implantação da Guarda Municipal deverá acontecer a partir do Exercício de 2020, tendo em vista a necessidade das adequações nas Leis Orçamentárias – PPA, LDO e orçamento anual, além da realização de concurso público para a estruturação da Guarda.

Entre as atribuições da nova corporação está a prestação de serviço de segurança das instalações públicas locais, bem de uso comum do povo, permitindo que os pacaraimenses e visitantes possam usufruir de tais ambientes com segurança.

“É mais que notória a importância dos Municípios no contexto da segurança pública em especial na nossa cidade em decorrência da grande Crise Migratória, não pode ficar a margem deste processo. A União e o Estado, hoje, não comportam mais, sozinhos, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio”, disse o prefeito Juliano Torquato (Republicanos).

E o próximo passo, segundo o prefeito será a publicação do edital, que irá regular o concurso para escolha de novos servidores que atuarão no órgão de segurança pública.

“Possivelmente até fevereiro de 2020 o edital será lançado e o certame seja realizado e em meados do ano os servidores tomarão  posse na Guarda Municipal de Pacaraima”, afirmou Torquato.