Nos dias quentes, uma das bebidas favoritas para quem vai curtir a praia é a limonada, ou a caipirinha, ambas as bebidas levam um ingrediente que faz bem para a saúde, os limões são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam a expelir as toxinas acumuladas no trato digestivo, porém é necessário tomar cuidado durante o manuseio, principalmente quando se está em exposição ao sol.
O cuidado com o limão é para evitar a fitofotodermatite. É necessário o cuidado redobrado quando usar o limão na praia, por exemplo. É importante sempre lavar bem as mão e tirar qualquer resto de limão que tenha entrado em contato com a pele. A fitofotodemartite pode causar bolhas, manchas escuras na pele”, afirmou a dermatologista Ana Paula.
A fitofotodermatite pode aparecer em qualquer idade e em pessoas sem nenhuma hipersensibilidade conhecida. A história típica sempre comporta manchas em áreas da pele que estiveram expostas ao sol, de tamanhos variados, primeiro avermelhadas e que depois escurecem, tornando-se amarronzadas, de formatos variados e bizarros, bem delimitadas, acompanhadas por ardência ou coceira e às vezes seguidas de vesículas e bolhas.
“A mancha demora a sair, é preciso usar clareadores para a pele. Caso você manuseie o limão é preciso lavar bem as mãos, se uma única gota encostar na pele é possível criar uma bolha. E o limão é muito comum nas praias, as pessoas tomam o suco, colocam nas bebidas e nos alimentos” reforçou.
É preciso tomar cuidado com alguns medicamentos e o contato com sol.
“Existem medicamentos que são fotossensibilizantes e muitas pessoas sabem. Então, antes ir ao sol, suspendam todos os medicamentos via oral como antibióticos, anti-inflamatórios. Esses remédios podem causar problemas de pele em contato com o sol”, informou Ana Paula.
Agentes causadores
A principal causa é a manipulação do limão-galego ou taiti, bastante usados em bebidas e temperos acompanhado de exposição solar.
Porém, o limão não é o único causador da Fitofotodermatite. Outras frutas em combinação com a exposição solar também podem provocar essas dermatoses, são elas: laranja, tangerina ou mexerica e figo, e ainda, algumas plantas e vegetais como a ”erva-de-são-joão”, aipo, coentro, cenoura, erva-doce, salsa e nabo.
Mas não se engane, alguns perfumes também causam as mesmas dermatoses, por isso, perfume e sol não é uma boa combinação.