Esporte e cidadania sempre andaram lado a lado, e no embalo desta ideia, o Programa Abrindo Caminhos da Assembleia Legislativa de Roraima atende 2.236 alunos apenas nas atividades esportivas. Crianças e Adolescente de 5 a 17 anos são atendidas de forma gratuita desde 2016 quando foi implantado no Estado.
O programa atende alunos de Boa Vista e de alguns municípios do interior – em sedes e vilas – como Alto Alegre, Caracaraí, Rorainópolis e Mucajaí. O Abrindo Caminho oferta atividades esportivas nas modalidades de Ginástica Rítmica, Jiu-jítsu, Futebol e Taekwondo. De acordo com dados do programa, em mais de três anos, os atletas estiveram presentes mais de 10 competições, o que totaliza até então 92 medalhas conquistadas. Só a atleta Dircelly Oliveira, 18 anos, conquistou mais de 30 medalhas. Sua maior conquista foi o ouro no Campeonato Mundial em 2018, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).
“Os resultados dos campeonatos são um conjunto, tem a participação dos professores, alunos e buscamos sempre a evolução deles, dando sempre um treino mais elevado e os resultados estão aí”, afirmou Bruno Romão, treinador de Jiu-Jitsu.
Atualmente em recesso, as atividades devem retornar em fevereiro. “Neste período é feito o levantamento de vagas disponíveis, para inclusão de novos alunos inscritos no cadastro de reserva”, contou Viviane Lima, diretora do programa.
ABRINDO CAMINHOS – Além das modalidades esportivas, o programa Abrindo Caminhos também oferta aulas de balé, coral, jazz, teatro e informática. Em Boa Vista, a instituição está localizada na avenida São Sebastião, nº 883, bairro Cambará. Mais informações pelo 98402 5014.