Cotidiano

Pais manifestam em frente à Escola 13 de Setembro para garantir matrículas

Escola está fechada para reforma desde 2013

#SemTempo? Confira o resumo da notícia:

Pais denunciam a demora para a entrega da Escola Estadual 13 de Setembro, situada na avenida Caracaraí, no bairro de mesmo nome. Segundo eles, a escola está pronta e já deveria oferecer as matrículas para os moradores do bairro. Inaugurada há 40 anos, a escola está em reforma desde 2013.

Pais e responsáveis de estudantes denunciaramm à Folha de Boa Vista a demora para a entrega da Escola Estadual 13 de Setembro, situada na avenida Caracaraí, no bairro de mesmo nome. O principal questionamento dos manifestantes é que a escola está pronta e já deveria oferecer as matrículas para os moradores do bairro, o que não ocorreu.

“Nós já estamos cobrando isso da Secretaria da Educação há muito tempo. A escola está finalizada, mas eles alegam que não há carteiras para os alunos. São estudantes que estão precisando dessa escola. Além dos filhos dos moradores, temos as crianças que estão no abrigo e poderiam vir estudar no local”, relatou o morador Wenderson Almeida.

Ele explicou que os pais formaram uma comissão para cobrar a entrega da escola junto às autoridades. Uma manifestação irá ocorrer no próximo sábado (11), em frente à escola, a partir das 16 horas.

“Estamos sem uma resposta. Já fizemos várias manifestações e inclusive conversamos com a secretária, onde foi prometido que a escola seria entregue antes do início do ano letivo. Como não há matrículas abertas, sabemos que a escola novamente não será entregue. Essa já será a segunda manifestação que realizamos como comissão”, disse a mãe de aluno, a auxiliar de serviços gerais, Teresa Santos, que relatou ainda não ter esperança que a escola seja entregue ainda esse ano. 

“Eu precisava de uma vaga para o meu filho de 11 anos, moro há dois quilômetros da escola, e agora preciso levar meu filho para um outro bairro, há mais de 10km. É uma preocupação, a insegurança, o gasto, o trânsito, pensar como o meu filho vai voltar para a casa. Essa escola faz parte da história de Roraima, e está aqui fechada”, lamentou Teresa.

GOVERNO DO ESTADO – A Secretaria de Educação e Desporto informou que a Escola Estadual 13 de setembro foi desativada temporariamente para conclusão da reforma que vinha se arrastando desde 2016. A atual gestão retomou as obras e irá concluir a reforma.

Somente depois que a obra for concluída e a escola totalmente mobiliada e equipada é que será reativada para as atividades letivas e a Seed dará ampla divulgação.