ANA GABRIELA GOMES
Editoria de Cidade
Além da espera para a realização de um concurso que não aconteceu, alguns candidatos que se inscreveram no certame da Polícia Civil do Estado de Roraima (PCRR) não receberam, até esta quarta-feira, 15, o valor referente à taxa de inscrição. O reembolso deveria ter ocorrido no dia 6 de janeiro por meio dos Correios, mas foi adiado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP), responsável pelo certame.
Para facilitar o trâmite, os Correios passaram a oferecer a possibilidade de depositar o valor diretamente na conta bancária dos candidatos que se inscreveram, como alternativa ao pagamento via Vale Postal nas agências da empresa. No entanto, entre os candidatos que conversaram com a reportagem, alguns ainda não tinham recebido o valor por meio do depósito. Lúcio Toneli é uma dessas pessoas.
À época do lançamento do concurso, o candidato efetuou o pagamento de R$ 260 para o cargo de delegado e, desde então, aguarda pelo reembolso. Só na última semana ele se dirigiu três vezes à agência dos Correios que fica em um shopping da capital, mas foi informado de que não havia dinheiro para o pagamento. Foi então que ele recebeu a sugestão de receber o valor por depósito.
Toneli explicou que efetuou o cadastro no link disponibilizado pela agência e confirmou o pedido de reembolso pelo sistema. “Mas até agora não recebi nada.
É inaceitável a proporção que isso tomou. Tem mais de um ano que estão com esse dinheiro e até agora nada. Dizem que está disponível, você chega no Correios e te dizem que não há dinheiro. Não dá pra entender essa enrolação”, contou.
Entre os entrevistados, apenas uma candidata confirmou o reembolso. Liliane Rodrigues Oliveira recebeu R$ 329 nesta segunda-feira, 13, referente à inscrição para escrivão e agente policial. O saque, no entanto, foi realizado em outro Estado. “Só recebi porque estou em Manaus. Muita gente ainda não conseguiu aí em Roraima porque os Correios não têm dinheiro suficiente”, relatou.
PAGAMENTO EM DEPÓSITO – Caso o candidato opte por essa modalidade de pagamento, fornecida pelos Correios sem qualquer custo adicional, basta acessar o Vale Postal Nacional no link e informar os dados bancários.
A devolução fica disponível em até três dias úteis na conta indicada durante o cadastro. A opção pelo recebimento em dinheiro via Vale Postal também continua disponível. Para isso, basta agendar a devolução do valor em uma das agências dos Correios e aguardar a data indicada para o reembolso.
CORREIOS – A reportagem entrou em contato para saber quantos candidatos já haviam recebido os reembolsos. Como resposta, os Correios informaram que “por questões de segurança e em observância ao sigilo empresarial, as informações a respeito dos candidatos que já receberam reembolso, bem como os que ainda vão receber, não são divulgadas pelos Correios”, finalizou a nota.
VUNESP – A organizadora do certame também foi contatada para se posicionar sobre as dificuldades dos candidatos, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.