Cotidiano

Sesau realizará exames de cateterismo em pacientes da capital e interior

Serão atendidos neste fim de semana e na segunda-feira, dia 13, no Centro de Diagnóstico por Imagem, pacientes da rede pública e privada

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realizará mais um mutirão de cateterismo cardíaco, o terceiro desse ano. Os procedimentos serão realizados nestes dias 11, 12 e 13, na sala de Hemodinâmica do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, a partir das 7 horas, sem intervalo de almoço.

O exame de cateterismo é um procedimento invasivo que permite o diagnóstico ou correção de problemas cardiovasculares, das artérias responsáveis pelo suprimento de sangue no coração.

Deverão ser atendidos 26 pacientes externos e serão reservadas seis vagas para a demanda interna (aqueles internados em alguma unidade de saúde), incluindo capital e interior. Poderão ser contemplados também pacientes de outros estados e até países como a Venezuela.

Conforme a diretora do CDI, Fátima de Jesus, este ano, já foram realizados dois mutirões, que atenderam 32 pacientes. “São pacientes que aguardavam a realização do exame e que foram atendidos. Entre os beneficiados estão pessoas que vieram até do Maranhão, pois  sabem que o tempo de espera para realização do exame aqui no Estado é bem menor do que em outras regiões do país. É comum atendermos pacientes de outros lugares que procuram Boa Vista para realizar o exames, o que representa pelo menos 3% dos atendimentos, principalmente aqueles que têm parentes aqui e que acabam sendo atendidos mais rápido e tendo a oportunidade de se recuperar próximo de algum familiar”, esclareceu.

Com a iniciativa a unidade tem conseguido, nos últimos anos, evitar demanda reprimida. “Isso é bom para o paciente que não precisa ficar meses e meses na fila esperando pelo atendimento, e é bom para a gestão, que através do planejamento consegue prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, reforçou.

Para este mutirão o CDI contará com a participação dos médicos Marcelo Nakashima e o especialista Luís Carlos Vieira Matos, que vem de Brasília. “A vinda do médico é garantida por meio de recursos próprios do Estado. Pois é interesse da administração pública evitar demanda reprimida e garantir melhor qualidade de vida ao paciente tanto que atualmente o CDI atende a rede pública e privada”, disse.

Os pacientes que passarão pelos procedimentos já foram avisados, passaram pela avaliação clínica necessária para o atendimento. “É o último passo antes do agendamento, pois é preciso ter certeza do quadro real das condições física e clínica”, finalizou.

Fonte: Secom do Estado