Cotidiano

Tempo no Horário Eleitoral é definido

Na disputa ao governo, o Horário Eleitoral Gratuito será aberto pela coligação de Chico Rodrigues e, por último, o de Ângela Portela

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Uma reunião entre o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), representantes de coligações e de emissoras de rádio e televisão foi realizada ontem para que fossem definidos os tempos e as ordens de veiculação da propaganda de cada partido político ou coligação, além da elaboração do plano de mídia para o uso da parcela do Horário Eleitoral Gratuito.
“É importante haver essa reunião entre partidos e emissoras de rádio e televisão para decidir quem vai fazer a geração para as demais emissoras”, disse o presidente do TRE, desembargador Mauro Campello. Assim como em eleições anteriores, a TV Roraima e a Rádio Tropical ficarão responsáveis pela geração dos sinais.
Para o representante da coligação Roraima Unida, Emerson Delgado, a reunião foi importante, pois a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz algumas regras com relação à entrega de material, que podem ser acordadas de forma distinta, de acordo com a localidade. “O que fizemos foi isso: entender a diferença de Roraima e adequar as nossas prioridades com a realidade local”, afirmou.
ORDEM – A ordem de inserção foi sorteada pelos representantes de cada partido ou coligação.
Para o cargo de governador, a coligação Roraima Unida (PSB/PMDB/PSDB/PR/PRB/PSD/SD/PROS/PPS/PSC/PMN/PSDC/PT do B/PRTB/PHS/PSL/PPL/PTN/PEN/PRP) é a primeira, seguida por Alternativa de Esquerda para Roraima (PSOL/PSTU), a terceira é Salve Roraima (PP/PTB/DEM) e a última Pra Frente que se Anda (PT/PDT/PC do B/PV/PTC).
Para senador, a ordem é a seguinte: Salve Roraima (PP/PTB/DEM), Partido Pátria Livre (PPL), Pra Frente que se Anda (PT/PDT/PC do B/PV/PTC), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Alternativa de Esquerda para Roraima (PSOL/PSTU), Partido da República (PR).
A ordem para deputado federal é: Roraima Sempre, Alternativa de Esquerda para Roraima, Mais Roraima, Roraima Livre e Feliz e, por último, Salve Roraima.
Para deputado estadual ficou assim: Avança Roraima, Partido Republicano Brasileiro, Salve Roraima 2, Partido Republicado Progressista, Roraima Sempre Unida, Roraima Livre, Alternativa de Esquerda para Roraima 2, Sou Mais Roraima, A Força do Trabalhador e Trabalho e Progresso.
HORÁRIO – O horário eleitoral gratuito começa a ser veiculado a partir do dia 19 de agosto, 47 dias antes das eleições, e vai até 2 de outubro, três dias antes do pleito. Caso haja segundo turno, a data limite para o começo da veiculação é no dia 11 de outubro (faltando 15 dias para o pleito), devendo encerrar-se dois dias antes, no dia 24 de outubro.
A distribuição dos horários reservados à propaganda entre os partidos e coligações observa os seguintes critérios: um terço do tempo, distribuídos igualitariamente; e dois terços, proporcional ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerado, no caso de coligação, a soma do número de representantes dos partidos políticos que a integrarem.
Conforme a Lei das Eleições, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deverá utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou o recurso de legenda, que deverão constar obrigatoriamente do material entregue às emissoras.
As propagandas dos candidatos a presidente e a deputado federal serão exibidas nas terças, quintas e sábados. Os candidatos a governador, deputado estadual e senador terão a oportunidade de expor suas propostas nas segundas, quartas e sextas-feiras. São duas inserções no rádio e duas na televisão, além das inserções durante a programação.
Marqueteiros apostam em redes sociais
A partir de 19 de agosto, a programação das emissoras de televisão e rádio será tomada pela propaganda eleitoral. Um desafio para candidatos, partidos políticos, coligações e, principalmente, marqueteiros, que têm a função de atrair a atenção dos eleitores mostrando as propostas de trabalho.
Para o presidente do Partido Pátria Livre (PPL), Lúcio Vilela, o uso da internet será um diferencial nessa campanha. “Não temos muito tempo na televisão e rádio, pois somos um partido novo. Por isso, vamos apostar no uso da internet, das redes sociais e dos aplicativos para atrair eleitores”, disse.
Segundo o representante da coligação Roraima Unida, Emerson Delgado, as eleições gerais de 2014 serão um divisor de águas, de acordo com entendimento da comunidade jurídica. “Teremos a possibilidade de usar as redes sociais, que estão muito mais difundidas do que nas eleições passadas em 2012”, afirmou.
Delgado vê as eleições deste ano como um desafio para os marqueteiros. “Será desafiador tornar a propaganda eleitoral interessante e ‘vender o produto’, no caso as propostas, para os eleitores”, afirmou, complementando que a cada eleição as ideias tendem a mudar e a dificuldade está em tornar mais atrativo o que é levado para o ar.