Inovação e Tech

Como a tecnologia pode melhorar a gestão de pequenas empresas

Automação de processos, inteligência artificial e machine learning são algumas das alternativas que trazem mais agilidade ao dia a dia

O Brasil contava com cerca de 20 milhões de empreendimentos no começo de 2019. Quase 70% desses negócios eram pequenas empresas — cerca de 13,5 milhões de empresas, segundo informações da consultoria Empresômetro. 

De 2008 a 2017, o número de empreendedores cresceu de 14,6 milhões para 49,3 milhões — triplicando o número, segundo a pesquisa GEM do Sebrae. No entanto, indo contra esse aumento, ainda de acordo com o Sebrae, uma a cada quatro empresas é fechada antes de completar dois anos. O principal motivo para isso é a dificuldade de se planejar e executar determinadas tarefas, bem como a administração dos negócios. 

A boa notícia é que, atualmente, as empresas — pequenas ou não — podem contar com a tecnologia para otimizar a gestão de processos. Isso porque a automação de processos, a inteligência artificial e o machine learning estão cada vez mais acessíveis, tanto no preço, quanto na usabilidade, contribuindo para aumentar a eficiência na gestão e na produtividade dos negócios, além de reduzir gastos. 

Confira abaixo como as novas tecnologias conseguem transformar o dia a dia de pequenas empresas: 

Administração das finanças

Como foi apontado, a administração é um dos motivos de maior dificuldade para seguir adiante com uma empresa. Para sanar esse gargalo, existem soluções de tecnologia voltadas ao controle financeiro que visam administrar o fluxo de caixa. Por exemplo, sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica são uma alternativa para que o empreendedor possa gerir seus negócios onde e quando quiser, emitindo notas fiscais e controlando o caixa de forma mais automatizada e na nuvem. 

Lembre-se: para que seu negócio dê certo, saiba separar suas finanças pessoais das finanças da empresa. 

Controle de estoque

Grande parte das pequenas empresas hoje ainda conta com um controle de estoque manual, o que pode prejudicar ou confundir, além de dificultar a visualização sobre o andamento dos negócios. Afinal, conhecer seu estoque e saber quais são os meses de maior demanda, por exemplo, é essencial para evitar deixar os clientes na mão ou até mesmo se prevenir de compras em excesso ou de menos. 

Soluções que permitem o gerenciamento de estoque integrado aos fluxos de compra e venda de forma automatizada são ideais e facilitam muito para entender como anda o seu negócio.

Dados

Quanto mais dados, melhor. No entanto, se você tem dados, mas não consegue transformá-los em informações relevantes, nada adiantará para seu negócio evoluir. Contudo, há no mercado soluções de BI (Business Intelligence) que facilitam o entendimento e o acesso do empreendedor com os dados existentes, sendo possível reunir e cruzar informações importantes sobre as vendas, o perfil dos clientes, os resultados financeiros e até mesmo a performance dos colaboradores. 

Em busca de impulsionar as vendas, é possível fazer o uso de um Customer Relationship Management (CRM), para mapear e entender o perfil dos consumidores, o que pode auxiliar a empresa em campanhas direcionadas para o que o cliente realmente necessita, além de firmar um relacionamento mais próximo e amigável.