O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou a prorrogação do emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Roraima. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 24.
Conforme a publicação, a prorrogação do emprego da FTIP, é feito em caráter episódico e planejado pelo período de mais sessenta dias, a contar de 29 de janeiro de 2020 até 28 de março de 2020, para exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos, especificamente na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).
O ministro também ressaltou que a operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do governo do Estado, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes, durante a vigência da portaria.
“O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação”, completou Moro.
A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária atua na Pamc desde novembro de 2018, sendo que esta é a quinta prorrogação.
OUTRO LADO – O Governo do Estado informou por meio de nota que a prorrogação foi solicitada para reforçar a segurança e o controle de detentos durante o período em que a PAMC se encontra em obras de melhorias na estrutura física.