Cotidiano

Diretório Estudantil da UFRR recebe 20 denúncias de fraudes em cotas

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal de Roraima recebeu 20 denúncias relacionadas a possíveis fraudes nas cotas socioeconômicas. A presidente do DCE-UFRR, Vitória Maduro, explicou que as denúncias começaram a aparecer aos poucos e foram aumentando, por isso decidiu-se pelo recolhimento de reclamações.

“Conforme as denúncias das supostas fraudes foram crescendo, decidimos ajudar os acadêmicos e a comunidade em geral que quisesse prestar queixa. Por hora, o nosso primeiro passo foi buscar as formas de recolher as denúncias para apresentar na reitoria da Instituição para averiguar se for necessário, e encaminhar a outros órgãos fiscalizadores”, declarou Vitória.

A presidente confirmou ainda que o DCE recebeu mais de 20 denúncias de casos de possíveis fraudes. “A gente tem que observar que podem haver situações em que a mesma pessoa fez mais de uma queixa para membros do diretório, mas por hora temos esse quantitativo”, acrescentou.

Vitória diz que, após o recolhimento das denúncias, será tentada uma conversa com a Comissão Permanente de Vestibular (CPV) acerca desse problema. Ela relembrou que esse é o primeiro ano do funcionamento da Comissão Direta de Identificação dos Cotistas.

“Então iremos conversar para saber de verdade como funcionará essa comissão, já que é o primeiro ano de trabalho e ainda não temos muitas informações sobre isso. Fora isso, a gente também vai precisar conversar com os órgãos externos, como o MPF (Ministério Público Federal) e a Polícia Federal, porque recebemos denúncias de anos anteriores e como tem essa situação, há pessoas já estudando na UFRR com essa fraude, o que prova omissão quanto a essa realidade, por isso teremos que recorrer por fora”, considerou.

CPV cria Comissão Direta de Identificação de Cotistas

A Universidade Federal de Roraima criou este ano a Comissão de Heteroidentificação que vai trabalhar na comprovação da veracidade da autodeclaração de candidatos selecionados pela reserva de vagas (cotas para pretos/pardos/indígenas) no Sisu e Vestibular. 

O presidente do CPV, Comissão Permanente de Vestibular, Antônio Aparecido Giocondi, explicou como será realizado o trabalho da Comissão criada por recomendação do Ministério Público Federal para analisar os pedidos de ingressos na UFRR por meio das cotas socioeconômicas.

“Por conta dessa alta demanda de cotistas, foi necessário criar essa comissão que vai trabalhar para descobrir se os cotistas estão inseridos naquilo que eles se autodeclararam. Vai haver entrevistas e a checagem das informações de cada candidato dentro dos critérios estabelecidos no edital que rege o processo”, destacou Giocondi.

Cada banca será formada de três a quatro pessoas, sendo eles psicólogos, assistentes sociais e pessoas da sociedade, de acordo com informações do presidente do CPV. “É um número bastante expressivo”, acrescentou.

CALENDÁRIO – No edital do vestibular 2020 da Universidade Federal de Roraima, está previsto o seguinte cronograma: a entrega dos documentos dos candidatos classificados nas cotas será até esta quinta-feira, 30/01; já o resultado preliminar das análises e o encontro com os cotistas e deficientes será no dia 13/02. No dia seguinte, o candidato poderá impetrar recurso ao resultado preliminar das análises. Um novo encontro com cotistas e deficientes será feito.

No dia 19/02 serão divulgados os resultados finais da análise documental e mais um encontro com cotistas e deficientes; no mesmo dia, a classificação final do vestibular 2020 será publicada.