A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizou uma reunião nesta quarta-feira, 29, para conhecer a realidade do fornecimento de energia elétrica em Roraima, com participação do Procon municipal, estadual, e da Assembleia Legislativa, Roraima Energia, Ministério Público do Estado de Roraima e a Defensoria Pública do Estado de Roraima.
Durante discussão, foram apresentadas as principais demandas relatadas pela população. O órgão se comprometeu a apresentar estas questões à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Na reunião levamos todas essas informações, e dissemos quais são as demandas, como situação de fatura, cobranças indevidas, cortes e interrupções de fornecimento, tudo isso foi discutido”, avaliou o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues.
O diretor informou que os técnicos da Senacon, em conjunto com os órgãos de Defesa do Consumidor, encaminharão as demandas para reforçar a situação junto à agência reguladora, que já é conhecedora do problema.
“Vamos tentar encaminhar ações conjuntas entre a empresa e os órgãos de defesa para que eles resolvam as demandas que estão aparecendo”, explicou o coordenador de Monitoramento de Mercado da Senacon, Paulo Nei Junior.
A ideia da Senacon de realizar esta reunião com as instituições surgiu durante o curso sobre o Pró Consumidor, sistema virtual que será instalado em Roraima até o dia 31 deste mês, para que o que o público tenha acesso ao andamento das suas demandas, ferramenta disponibilizado pelo Governo Federal.
CPI da energia
–
O sistema energético de Roraima também é investigado pelo Poder Legislativo. Há quatro meses, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) instalou uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Energia Elétrica, para analisar a situação do fornecimento deste serviço aos moradores da Capital e do Interior. Os trabalhos estão na fase de análises técnicas e oitivas para coleta de provas para o processo.