O Procon Boa Vista, assim como o Procon Estadual e o Procon Assembleia passarão a utilizar a nova plataforma nacional de atendimento ao consumidor, o PróConsumidor, que substituirá o Sistema Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). A nova ferramenta estará disponível a partir desta sexta-feira, 31.
Cerca de 35 técnicos do Procon Boa Vista recebem treinamento para o manuseio da nova plataforma, por meio de práticas de navegação em todos os módulos de atendimento. A capacitação iniciou na segunda-feira, 27, e se encerra nesta sexta-feira, 31.
O curso é ofertado pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), e conta com a participação de técnicos e agentes da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor do Município de Boa Vista – Procon Boa Vista e Procon Estadual e Procon ALE, Ministério Público e Defensoria Pública de Roraima.
De acordo com Daniele Cardoso, coordenadora geral do Sindec, a nova plataforma facilitará a gestão dos órgãos de defesa do consumidor e, consequentemente, o atendimento.
“O sistema vai permitir maior rapidez junto aos consumidores e empresas na hora do atendimento. Cerca de 80% de todas as demandas que são levadas pelo consumidor são resolvidas. A gente espera que esse índice de resolutividade fique ainda mais alto com a implantação desse novo sistema de atendimento”, disse.
PróConsumidor
O PróConsumidor é um sistema moderno, mais fácil, ágil e centralizado, com uma base nacional de cadastro de fornecedores. O objetivo da nova ferramenta é tornar públicos todos os indicadores que estão nessa base de dados, para que a sociedade consiga ter informações e evidências para a realização de políticas públicas.
A história do setor da energia elétrica do Estado de Roraima e noções sobre direitos dos consumidores, por meio de casos concretos registrados nos órgãos, assuntos como as características dos serviços de energia elétrica, geração, transmissão e distribuição, bem como, a regulação do setor de telecomunicações são abordados.
As discussões para a criação da plataforma PróConsumidor se iniciaram em 2016, com a participação de 17 Procons para facilitar a gestão desses órgãos. Na região Norte, o Procon Boa Vista foi escolhido para receber o projeto-piloto de instalação da nova plataforma.
“Isso refletirá na qualidade do atendimento no órgão e na possibilidade de fazer as melhorias que o sistema precisa. É importante ressaltar que as informações das demandas do Sindec ficarão apenas como histórico nesta nova plataforma. Ao longo de 2020 a gente tem um desafio enorme pela frente, que é integrar outros Estados”, disse Andiara Braga, Coordenadora da Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Senacon.
Atualmente, o sistema Sindec conta com mais de 25 milhões de registros em sua base de dados que podem ser acessados no site www.mj.gov.br/sindec. O sistema permite o registro e a gestão de cada atendimento individual dos consumidores que recorrem aos Procons de 26 estados, Distrito Federal e outros 624 Procons integrados, um total de 984 postos de atendimento.