Política

Suely aponta desequilíbrio financeiro como maior entrave em seu governo

Ao avaliar os primeiros cem dias de sua administração, ela afirmou que até o final do ano deverá reverter os números negativos encontrados no governo

Durante apresentação dos primeiros 100 dias à frente do Governo de Roraima, a governadora Suely Campos (PP) disse que está com o sentimento de semialívio. “Ainda não está do jeito que queremos, a máquina é burocrática e lenta, principalmente porque encontramos o cenário de terra arrasada. Mas, aos poucos, nestes 100 dias, já avançamos na educação, saúde, na produção e na recuperação de atendimento humanizado prisional”, disse.    
Segundo ela, ao final do ano, o governo poderá apresentar números de benefícios bem maiores e melhores. “Estaremos com o ânimo renovado por estar servindo a população da forma que queríamos, que gostaríamos e que prometemos durante a campanha, que foi de trabalhar e recuperar o Estado”, frisou. Entre as maiores dificuldades encontradas nestes dias de governo, Suely ressaltou que há em todos os setores, mas destacou a financeira como a mais problemática.
“Todos os meses temos que pagar 22 milhões de empréstimos feitos pelo governo anterior, e isso é muito dinheiro para o Estado. Mas vamos ao longo deste ano equilibrar as finanças para que no próximo possamos voltar a ter a capacidade de investimento em todas as áreas do Estado”, frisou.             
Sobre as críticas de alguns deputados da Assembleia Legislativa de que nestes dias o governo ainda não enviou nenhum projeto de interesse ao desenvolvimento do Estado, ele minimizou dizendo que, aos poucos, essa relação deve mudar. “Atualmente eles [os deputados] não estão votando nem a favor dos nossos presidentes de autarquias. E essa ligação com o governo ainda está um pouco lenta, mas estamos estudando nossos projetos de desenvolvimento do Estado e, no momento certo, vamos enviar os projetos para a Assembleia”, frisou.     
INFRAESTRUTURA – A governadora anunciou a retomada da obra de pavimentação da BR-210, ao Sul do Estado, e recuperação de pontes de madeira para garantir o escoamento da produção e trafegabilidade. “Retomamos convênios com o Governo Federal e um deles trata da pavimentação da BR-210 e das obras de saneamento básico em Boa Vista”, disse.
Em Boa Vista, o governo está executando obras de saneamento básico nos bairros Alvorada, Equatorial, Tancredo Neves, Asa Branca, Raiar do Sol, Caranã, Cauamé. Serão investidos R$ 200 milhões na construção de esgoto no Estado.
Ela informou que os prédios públicos abandonados serão reformados e entregues à sociedade. O governo está investindo R$ 64 milhões no setor energético, com troca de transformadores, revitalização de redes de transmissão e construção de subestações nos municípios do Centro-Sul de Roraima. Duas termelétricas – uma em Boa Vista e outra em Caracaraí – foram reativadas e vão dar maior suporte no fornecimento de energia elétrica para a população.
O governo também está recuperando parte da estrutura física da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e promovendo melhorias na educação, com reativação da escola dentro da unidade prisional, e saúde, com mutirões de atendimento médico, odontológico e psiquiátrico no presídio.
Na Segurança, a governadora informou da permanência do Ronda no Bairro, com mais investimento, inclusive na aquisição de combustível. “Agora as viaturas circulam com tanque cheio”, disse.