Somente em janeiro deste ano, já foram notificados 136 casos de dengue em Boa Vista, destes, 48 casos foram confirmados. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Boa Vista. A dengue é uma doença que pode evoluir para óbito.
Devido a esse crescente número de casos da Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito, e alertando a população para a necessidade de buscar o atendimento em uma unidade de saúde quando apresentar sinais e sintomas da doença.
As equipes da unidade de vigilância e controle de zoonoses estão trabalhando no primeiro LIRAa deste ano. Durante as visitas, é comum encontrarem diversos criadouros dentro das casas, além de terrenos baldios que acumulam grande número de lixo.
“Temos registrado muitas notificações sobre a existência de criadouros e consequentemente de larvas em processo de evolução, tudo isso faz com que não somente aquela família adoeça, mas também o seu vizinho. É preciso ficar atento a essa situação e evitar possíveis criadouros dentro e fora de casa”, alerta o coordenador de Vigilância e Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Washington Alves de Sousa.
Sinais de alarme da dengue – São considerados sinais de alarme da dengue: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes; a pessoa se sente mal quando sai da posição de sentada para ficar em pé; desmaio; sangramento de mucosa ou outra hemorragia e outros.
Se uma pessoa que foi diagnosticada com caso de dengue, e apresentar esses sinais e sintomas, deve imediatamente buscar o serviço de saúde e informar ao profissional, para que sejam adotadas as condutas médicas adequadas.
Diagnóstico da dengue – é feito por um médico e pode ser confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). Todos os exames estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em caso de confirmação da doença, a notificação deve ser feita pelo profissional de saúde.
Como prevenir a dengue – a melhor forma é evitar a proliferação do mosquito Aedes, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas.