Cotidiano

Financiamento de veículos soma 514 mil unidades em agosto

“A estagnação da renda e o baixo nível de confiança do consumidor parecem ditar o rumo do mercado este ano”

SOs financiamentos de ve?culos no Brasil em agosto somaram 513.948 unidades, sendo 243.766 ve?culos novos e 270.182 usados. O volume representa uma queda de 4% em rela??o ao ?ltimo m?s de julho e de 12% na compara??o com agosto de 2013.
No acumulado do ano, foram financiados 4,085 milhões de veículos, baixa de 8% ante os primeiros oito meses de 2013. 

O levantamento é da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.
O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. 

“A expectativa de recuperação do ritmo de vendas financiadas de veículos após a Copa do Mundo acabou não se confirmando em agosto”, afirmou Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Unidade de Financiamentos da Cetip.
“A estagnação da renda e o baixo nível de confiança do consumidor parecem ditar o rumo do mercado este ano”. 

Os dados de agosto ainda mostram que os financiamentos de automóveis leves novos apresentaram uma queda de 9%, em relação a julho, enquanto os usados recuaram 0,2%.
Dentre as modalidades de financiamento, o consórcio para autos leves usados se destacou em agosto e apresentou um crescimento de 18,8% na comparação com agosto de 2013, apesar da queda de 5% em relação a julho.
Considerando todas as modalidades (crédito direto ao consumidor, consórcio, leasing e outros), as operações para autos leves usados ficaram praticamente estáveis, ante ao mês anterior, e caíram 4% na comparação anual.