Cotidiano

Placas reforçam sinalização para ataques e afogamentos em rios

Ao todo, 80 placas serão instaladas em 11 locais para reforçar a segurança dos banhistas

Novas placas com orientações para os banhistas nos principais balneários da cidade estão sendo instaladas. Ao todo, 80 placas serão instaladas em 11 locais de grande circulação de pessoas durante o verão. O trabalho teve início nessa segunda-feira, 3, e deve encerrar assim que todos os pontos estejam devidamente sinalizados.

São quatro tipos de placas sendo instaladas: Atenção! Risco de afogamento; Proibido tráfego e estacionamento de automóveis; Área sujeita a ataque de piranha; Atenção! Pais e adultos acompanhem as crianças.

Os 11 balneários sinalizados, são: Caranã, Cauamé, Barradas, Curupira, Praia da Polar, Caçari, Olaria (Ponte do Rio Branco), Copaíbas, Coca-Cola, Água Boa e Cachoeirinha.

As placas com orientações são instaladas desde 2017. Além desses pontos fixos, os guardas vidas desenvolvem ações de conscientização junto aos banhistas para que redobrem os cuidados e tomem medidas de segurança para minimizar o risco de afogamentos e outros acidentes.

“Pedimos a participação da população com a preservação dessas placas, porque a nossa maior dificuldade é mantê-las nos balneários, pois os frequentadores acabam quebrando, e levando mesmo. Você tirando uma placa dessa, pode está tirando uma vida”, declarou Amarildo Gomes, diretor da Defesa Civil Municipal.

Um dos bares do balneário Cauamé é da família do jovem Leonardo Simeão, de 23 anos. Segundo ele, o balneário é muito frequentado pelas famílias e a presença da prefeitura passa segurança e cuidado com o local.

“Muito bom ter essa segurança, a prefeitura está sempre acompanhando, fazendo a limpeza. A gente apoia isso, porque precisamos alertar os banhistas que vêm aqui com suas famílias, com crianças. Muito bom ter esse apoio. Ano passado já vi dois afogamentos aqui. E essas ações ajudam bastante, o pessoal vem, olha a placa, isso é alerta, é muito bom”, declarou.

O trabalho de acompanhamento nos balneários pelos guardas vidas é rotineiro e ocorre todos os finais de semana. Com a utilização dos quadriciclos e embarcações entregues na gestão da prefeita Teresa Surita, eles garantem a segurança dentro e fora da água.