Cotidiano

Funcionários do aeroporto são capacitados contra o coronavírus

As atividades incluíram capacitação para funcionários do Aeroporto Internacional de Boa Vista, nesta sexta-feira, 7

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, tem reforçado o trabalho de prevenção e combate ao novo coronavírus.

A programação incluiu a capacitação de funcionários do Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede e equipes do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e Operação Acolhida, na manhã desta sexta-feira, 7, com a participação de aproximadamente 40 pessoas.

Foram feitas orientações sobre o uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e os critérios de definição do coronavírus. “O nosso papel nesse momento é capacitar todos os profissionais que atuam em estabelecimentos estratégicos, como o aeroporto, por exemplo, para que seja feita a definição correta dos casos e o uso adequado dos EPIs”, esclareceu Valdirene Oliveira Cruz, diretora da Vigilância Epidemiológica da CGVS.

De acordo com a gerente de Núcleo Estadual de Controle de Infecção Hospitalar, Kathiane Alencar, durante o treinamento eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre como proceder, caso haja necessidade. “Foi um momento de esclarecimentos, de atualização e alinhamento sobre como o Plano de Contingência deve ser executado. Hoje, por exemplo, foi repassado todo fluxo que estes profissionais devem seguir”, complementou.

REUNIÃO – Ainda nesta sexta-feira, a Sesau, por meio da CGVS, deu continuidade às discussões a respeito da execução do Plano de Contingenciamento. A reunião foi realizada no auditório da CGVS, às 9h, na Rua Dr. Arnaldo Brandão, esquina com Av. Capitão Júlio Bezerra, 283, São Francisco, entre a equipe técnica do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

A pauta da reunião foi a preparação das unidades de saúde em Roraima, para a execução do Plano de Contingenciamento do Coronavírus, construído pela Sesau. “É preciso que todas as unidades de saúde estejam alinhadas em relação ao trabalho de prevenção e combate ao coronavírus, para que os resultados esperados sejam alcançados de forma plena”, enfatizou a diretora.