Muitas mulheres sonham em ter um filho, mas nem sempre este sonho é possível de forma natural. Um dos grandes problemas, segundo o médico ginecologista e obstetra Lourivaldo Rodrigues, é o alto índice de infertilidade em homens e mulheres, que chega a 15% em qualquer idade. Ele foi o convidado desta terça-feira (11) do programa Quem é Quem da Rádio Folha FM 100.3
O médico ginecologista e obstetra atende em Boa Vista uma vez por mês, com intuito de ajudar casais considerados inférteis.
“Os fatores para a gravidez não ocorrer de forma natural está dividido. 40% podem está no homem, outros 40% na mulher e 20% pode está em ambos ou a causa específica não ser diagnosticada. O primeiro investigado é o homem, através de um exame de espermograma, no qual vai dizer a concentração, vitalidade e a mortalidade dos espermatozoides. A mulher é investigada em seguida, onde pode apresentar um problema na trompa, pode ser que não esteja ovulando, pode ser diagnosticada com uma endometriose, pólipo ou um mioma. Todos estes problemas impedem uma gravidez”, disse Rodrigues.
De acordo com o médico, a idade ideal para engravidar seria dos 20 aos 30 anos. “O ideal seria esse, mas, até os 35 anos o organismo ainda é considerado em um bom estado. A partir dos 35, os ovários começam a sair da normalidade, produzindo menos óvulos e produzindo óvulos deficitários alterados geneticamente, óvulos esses que são responsáveis de aumentar as chances de uma criança nascer com doenças genéticas”, alertou.