As perspectivas de consumo aumentaram e as compras a prazo diminuíram. Os dados são da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.
Segundo o economista da Fecomércio-Roraima, Fábio Martinez, “a pesquisa mostrou que neste mês de fevereiro o índice de consumo das famílias roraimenses foi de 105,8 pontos. Se a gente comparar com o mês janeiro de 2020, o índice ficou estável, com uma pequena redução de apenas 0,1 pontos percentuais. Mas, em relação ao mesmo período do ano passado, fevereiro de 2019, houve um crescimento de 4,7 pontos percentuais”, completou Martinez.
Dentre os sete índices que compõem o ICF dois apresentaram crescimento em fevereiro, na comparação com janeiro, sendo eles a perspectiva de consumo que cresceu 2,3% e a perspectiva profissional com aumento de 1,0%. Todos os demais índices apresentaram retração, com destaque para as compras a prazo, que reflete a disponibilidade de crédito, onde houve uma queda de 1,2%.
Intenção de Consumo das Famílias
O ICF é composto por sete categorias diferentes, que abrange as condições profissionais e de renda das famílias, além dos níveis de consumo, acesso a crédito e perspectivas futuras de consumo. Os índices variam de 0 a 200 pontos com nível de indiferença de 100 pontos. Valores acima de 100 pontos mostram um comportamento mais otimista das famílias em relação ao consumo.