Cotidiano

Polícia Militar projeta ficar mais forte até o meio do ano


Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM, o coronel Elias Santana, comandante da PMRR, informou que a aquisição dos equipamentos já está em estágio avançado, com a previsão de compra das primeiras viaturas ainda em fevereiro, além de reforços para o fardamento e armamento.

“Os valores já estão sendo executados. Já abrimos processo licitatório e acredito que ainda esta semana nós faremos a aquisição de viaturas. São 55 viaturas para a Polícia Militar, mais outras viaturas para atender a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Também temos mais outra emenda no valor de R$ 6 milhões, também para aquisição de viaturas”, afirma.

Santana informou que aquisição dos equipamentos ocorre por conta de emendas parlamentares dos deputados Jhonatan de Jesus (Republicanos), do ex-deputado federal, Carlos Andrade, atual secretário da representação do Governo de Roraima em Brasília, e do senador Chico Rodrigues (DEM).

Sobre o período exato em que a Polícia Militar poderá contar com os veículos, o comandante não soube precisar o momento, mas ressaltou que o reforço deverá ocorrer até o meio do ano. O comandante afirma que a perspectiva do Departamento de Convênios da Secretaria de Segurança Pública (SESP), que dá andamento ao processo, é que em meados de maio ou início de junho, as viaturas já estejam nas ruas.

“Sabemos que tudo nesse país é extremamente burocrático e moroso. E é até bom que seja para que a gente consiga efetuar a aquisição com transparência e com publicidade. Acredito que nos próximo três a quatro meses teremos um pátio de veículos mudado”, complementou.

Segundo Santana, atualmente, a PMRR conta com 33 viaturas alugadas em operação e algumas próprias, que são utilizadas para atuação, tanto na Capital quanto no interior do Estado. “A questão das viaturas é um gargalo para a Polícia Militar. Com estas aquisições, a PMRR estará devidamente equipada. Grande parte das nossas viaturas mais novas e alugadas estão no interior, porque entendemos que é mais fácil conseguir arrumar um problema no veículo aqui na Capital”, disse Elias.

Já com relação ao gasto com combustível pelas viaturas que devem chegar, o comandante da corporação avalia que o orçamento estadual já prevê o repasse de valores para manter os veículos em funcionamento, além de outras medidas de adoção de economia, como a troca para carros à diesel.

CONCURSO – Com o aumento do número de viaturas, também se entende a necessidade de maior recurso pessoal para executar os serviços da PMRR. Sobre a atual situação do concurso público da corporação, o comandante reforça que o certame está em seu período mais complexo, na segunda etapa, ao contemplar o exame médico e de aptidão física.

“O exame médico já foi feito, mas existem muitas demandas ainda sendo julgadas. E já está agendado o exame de aptidão física para os primeiros dias do mês de março. Nossa expectativa é que ultrapassando essa etapa, a gente consiga ter esse efetivo. O que faz a diferença é o ganho de pessoal”, finalizou. (P.C.)