Cotidiano

Água sai barrenta da torneira em Pacaraima

Com aspecto avermelhado e forte odor, água que tem chegado às casas da população está imprópria para consumo

Os moradores de Pacaraima, município localizado na região Norte do Estado, tiveram uma desagradável surpresa na manhã de ontem: a água fornecida pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) apresentava um aspecto ruim, de cor avermelhada e com forte odor.  
“Tem praticamente um mês que a coloração da água está diferente. Havia dias que ela apresentava uma cor diferente da habitual, meio barrenta. Em outras, vinha incolor. Porém, no começo dessa semana, a situação piorou e hoje ela veio com aspecto avermelhado, sendo imprópria até para as necessidades de higiene”, disse uma moradora.
Assim como outras localidades, Pacaraima também vem sendo severamente castigado pela estiagem e, por conta disso, o município impôs racionamento de água aos moradores. Para suprir as necessidades, o Governo do Estado tem auxiliado a população com caminhões-pipa, priorizando as vilas mais distantes da sede.   
Morador da localidade há 10 anos, o servidor público Enderson Kley está inconformado com a situação e afirmou que as contas de água continuam sendo cobradas mesmo com o problema recorrente. “A água que sai das torneiras está totalmente barrenta e, mesmo assim, a Caer faz cobrança como se estivéssemos de fato consumindo. Se eles ao menos tivessem realizado algum tipo de serviço de manutenção, mas a água está tão imprópria que é difícil acreditar que alguém a consuma”, destacou.
GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que a Caer enviou técnicos a Pacaraima para verificar o problema. Alegou que a coloração da água pode ser atribuída tanto à falta de limpeza nos reservatórios da Caer quanto das caixas d’água dos moradores. 
“Não há registro de quando foi realizada a última limpeza na gestão passada. Mas a atual administração da companhia está com equipe programada para realizar, no sábado, 18, a limpeza nos dois reservatórios existentes em Pacaraima, seguindo o cronograma dessas ações em todos os municípios”. (M.L)