No início dos trabalhos do ano legislativo, o governador Antonio Denarium (sem partido) pregou pela harmonia entre os poderes e declarou que os supostos desentendimentos com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (SD), ficaram para trás. Porém, a avaliação feita pelo deputado Soldado Sampaio (PC do B) é que a harmonia deve ser entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo como um todo, não somente entre os líderes.
A avaliação foi feita durante entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 01. O parlamentar, que ainda está no cargo de Líder do Governo na Casa, também avaliou projetos que ainda devem ser discutidos neste primeiro semestre na Casa, como as propostas de reforma previdenciária e administrativa.
No entanto, Sampaio afirmou que para conseguir apresentar as propostas do Executivo, o governador precisa firmar uma parceria com o Poder Legislativo e não personalizar através somente do presidente da ALE-RR.
“Durante o período que estive como líder do Governo, apresentei a necessidade de construir uma base de fato. E construir base é dialogar com deputado, compor com parlamentar. E isso não é questão de troca, mas sim de proposta”, afirma.
Sampaio citou como exemplo os parlamentares ligados à agricultura no Estado, que podem apresentar formas de construir uma parceria com os produtores rurais, fortalecendo a base política do deputado e levar políticas públicas para a população. A mesma medida pode ser adotada para os deputados que atuam na área da segurança pública, afirma Sampaio.
“Essa orientação sempre fiz ao governador enquanto estive na liderança e vou continuar a fazer. Essa linha que eu pretendo continuar defendendo. Aquilo que criar obstáculo por parte da Mesa Diretora, pode ser judicializado”, declarou.
Com relação à sua permanência no cargo de líder do Governo na Assembleia, o parlamentar afirmou que já conversou com o governador sobre o assunto e que agora fica a cargo de Denarium uma possível mudança. Mas ressaltou que não deverá mudar de opinião para se manter enquanto representante do Poder Executivo na Casa.
“Essa coalizão política é uma ambição do governador. Eu vou acompanhar e ajudar no que for, na medida do possível. Agora, não vou mudar aquilo que acredito simplesmente para agradar. Eu continuo defendendo que o Governo tem que fazer uma composição com o poder legislativo. E aí sim, o governador terá tranquilidade para aprovar. Composição com o presidente da Assembleia é uma decisão do governador e eu já manifestei minha opinião para ele”, finalizou Sampaio. (P.C.)