Geral

Catequese não é despejar conteúdo na cabeça das pessoas, diz padre

Em entrevista, Lúcio Nicoletto tratou sobre a Campanha da Fraternidade, quaresma, depressão, e a importância dos pais incentivarem os filhos a terem fé.

A introdução dos pais com os filhos a terem fé foi um dos assuntos tratados em entrevista com o vigário geral Lúcio Nicoletto nesta terça-feira (3). Além disso, o vigário tratou sobre a Campanha da Fraternidade, Quaresma e depressão. O programa Quem é Quem foi ao ar na Rádio Folha FM 100.3.

De acordo com Nicoletto, a introdução da fé para crianças deve ser feita através da fé dos pais. “A igreja é a comunidade daqueles que fazem a experiência de cristo a partir do evangelho e também das celebrações dos sacramentos. Infelizmente ainda estamos afetados por uma ideia de catequese, que é despejar conteúdo na cabeça das pessoas e principalmente das crianças. O teu filho aprende contigo, a primeira dica para os pais que querem iniciar a fé aos filhos, é cuidar da própria vida espiritual”.

Para o vigário, é concreto dizer que a fé, em primeiro lugar, é a expressão de uma vida. “De como vivemos e como nos colocamos diante a realidade, com isso já percebemos se realmente a fé significa alguém, pois a fé significa acreditar em alguém e esse alguém é Jesus Cristo. Nós como igreja precisamos ser honestos, será que com minha vida eu estou despertando o desejo de aproximar as pessoas de Jesus Cristo. Eu vejo que hoje, mais que antigamente, as pessoas procuram a igreja por que percebem um vazio na própria vida”.

A entrevista completa pode ser assistida no FolhaBv Play