Cotidiano

Jovem com gestação de Alto Risco é removida em UTI Aérea

A jovem de 20 anos que estava com gravidez de risco foi removida de Santa Maria do Boiaçu nesta quarta-feira, 4, pela equipe de Urgência e Emergência. De acordo com a CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle), até o fim de janeiro des

A Secretaria de Saúde fez mais uma remoção por UTI Aérea. A paciente em questão foi uma jovem de 20 anos que estava internada na Unidade do Baixo Rio Branco, em Santa Maria do Boiaçu, no município de Rorainópolis, Sul do Estado. A solicitação de transferência ocorreu em razão de ela apresentar quadro de gravidez de Alto Risco.

“Esse auxílio para aos pacientes que necessitam desse tipo de atendimento é extremamente importante, uma vez que nem sempre a família tem condições de arcar com a despesa de locomoção. O nosso compromisso é esse, seguir as diretrizes da gestão de governo e atender de forma satisfatória a população roraimense”, enfatizou o secretário de saúde interino, Francisco Monteiro Neto.

De acordo com Francisvaldo Paixão, Coordenador Geral de Urgência e Emergência da Sesau, situações como esta estão entre as prioridades no atendimento.

“A chegada da paciente Maria José Teixeira Rodrigues, a Boa Vista, aconteceu por volta das 14h30. Ela seguiu direto para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, onde o parto já foi realizando. Tanto a mãe quanto o bebê passam bem e ambos estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade”, disse.

De acordo com a CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle), até o fim de janeiro deste ano, mais de sete remoções por UTI Aérea foram realizadas no Estado. O serviço oferecido em casos de emergência médica e a transferência podem ocorrer tanto para unidades de referência de Roraima quanto para fora do Estado.