A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) esclareceu, em nota à FolhaBV que, até o momento, não há nenhum caso confirmado ou suspeito para o novo coronavírus (Covid-19) registrado em Roraima. O informe foi disponibilizado nesta sexta-feira (6).
Durante esta semana, pelo menos dois supostos casos da doença foram especulados no estado por meio de informações repassadas em grupos de aplicativos de mensagens. Roraima não tem laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde para diagnosticar o coronavírus, e a verificação cabe à Pasta Federal.
Na última atualização do Ministério da Saúde, nove casos foram confirmados no Brasil em quatro estados: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.
RESPOSTA – A Sesau reforça que por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) está executando todas as ações de controle ao coronavírus, estabelecidas no Plano de Contingência Estadual, criado para tratar dessa questão, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Contingência, criado pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria reforça que as ações de prevenção e controle estão sendo executadas na capital e nos municípios, bem como áreas de fronteira e indígenas. Todo o trabalho é coordenado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que funciona dentro do prédio da CGVS.