Uma cartilha educativa contra a violência doméstica e o assassinato de mulheres será distribuída nesta segunda-feira (9), a partir das 7h30, em frente a Assembleia Legislativa. A ação é alusiva ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que passa a fazer parte do calendário oficial de Roraima, por meio da Lei 1.346/2019, de autoria da deputada Yonny Pedroso (Solidariedade).
A cartilha “Não Se Cale – Combate ao Feminicídio e à Violência Doméstica”, foi elaborada pela parlamentar, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade sobre o respeito e valorização da vida das mulheres.
Conforme a deputada , a cartilha tem 16 páginas que explicam o que é o feminicídio, informa sobre a lei que criou o Dia de Combate ao Feminicídio, detalha o que é a violência doméstica e os tipos de agressões passíveis de punição por meio da Lei Maria da Penha.
“A cartilha também esclarece a existência das medidas protetivas a favor da mulher e fala do ciclo da violência, no intuito de orientar o público feminino que muitas vezes nem percebe que vive em um relacionamento abusivo. Outro ponto muito importante dessa cartilha, é que ela informa a rede de proteção à mulher e explica detalhadamente onde e pode buscar ajuda”, destacou.
Deputada Yonny Pedro disse que haverá blitzes educativas durante esta semana, nos principais semáforos da capital, para entrega da cartilha
“Essa é uma campanha de sensibilização que vamos realizar durante todo o ano. Essa cartilha também será distribuída no interior, nas vilas e comunidades indígenas. Nosso intuito é levar a informação ao maior número de pessoas, pois acreditamos que a conscientização, o diálogo com a sociedade é o melhor caminho para quebrar essa cultura machista que culmina com a agressão de morte de muitas mulheres”, comentou Yonny Pedroso,