Cotidiano

Governo inicia implantação de Boletim de Ocorrência Eletrônico

A implantação deve ser concluída em 45 dias e os boletins estarão integrados a um banco de dados nacional

Uma nova etapa do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas) começou a ser implantada em Roraima e deverá ser concluído em 45 dias. Trata-se do treinamento voltado a policiais civis no PPE (Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico), que é o Boletim de Ocorrência Eletrônico.

 

Roraima, por meio da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), foi escolhido pelo Ministério da Justiça em agosto de 2013 para ser piloto nesse programa de Sistema de Registro de Ocorrências que será integrado a um grande banco de dados Nacional e expandido para todo o País.

 

O Sinesp é uma ferramenta de informações integradas que tem como principal objetivo subsidiar a realização de diagnósticos sobre criminalidade, a formulação e avaliação de políticas públicas e promoverá a integração nacional de informações.

 

Agentes de Polícia, agentes carcerários e escrivães de Polícia Civil começaram a ser treinados a operar o sistema, no Telecentro da Apics (Academia de Policia Integrada Coronel Santiago), por duas colaboradoras da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

 

A delegada de Roraima, Simone Arruda e a escrivã de Polícia do Amapá, Railana Amoras, estão à frente do trabalho que visa capacitar os policiais que serão multiplicadores nas delegacias de Polícia Civil. Nessa fase de treinamento e implantação do programa, somente as unidades de Polícia da Capital serão atendidas. As delegacias do Interior serão contempladas em outra etapa.

 

Segundo a delegada Simone, o treinamento passará por várias etapas. “Em 2014, a equipe da Senasp esteve em Roraima e realizou a primeira capacitação, quando foi apresentado todo o programa à equipe da Sesp e da Delegacia Geral de Polícia. Essa segunda capacitação visa atender os policiais multiplicadores para o registro do boletim de ocorrência eletrônico”, disse.

Segundo Simone Arruda o sistema será implantado em todas as delegacias, mas desde o mês de janeiro já vem sendo utilizado pela equipe do 1º DP (Distrito Policial).

 

“O Ministério da Justiça está construindo sistemas de informações de Polícia, com dados de segurança pública e Roraima assinou o convênio para ser o Estado piloto na implantação do sistema de Policia Judiciária Eletrônica e o sistema de atendimento e despacho de viatura”, explica Simone.

 

Por 45 dias a equipe do Ministério da Justiça estará acompanhando a implantação do sistema nas unidades policiais da Capital. “Nessa primeira fase é a semana de trazermos os policiais para capacitá-los a operar o sistema, mas estaremos acompanhando eles dentro das delegacias, utilizando o sistema em um ambiente próprio”, disse.

 

A vantagem desse sistema, segundo ela, é a captação das informações de dados estatísticos dos estados de uma forma ágil, segura e mais transparente. “O que ocorre hoje no Brasil é que as informações de segurança pública não são consistentes, são duvidosas. Então o sistema vai ajudar na transparência dos dados e a captação dos dados com mais qualidade”, complementou.

 

Para Railana Amoras, há uma grande receptividade por parte dos policiais de Roraima para a implantação do Procedimento Policial Eletrônico e que além de capacitar e implantar o sistema, a meta é levar para o Ministério da Justiça as sugestões e críticas a serem feitas por esses profissionais, de forma que possam ser ajustados. 

 

SINESP – O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas, é um portal de informações integradas, em parceria com os entes federados, que possibilita consultas estatísticas, operacionais, investigativas e estratégicas relacionadas a drogas, segurança pública, justiça criminal, sistema prisional, entre outras. O Sinesp subsidiará diagnósticos de criminalidade, formulação e avaliação de políticas de segurança pública e promoverá a integração nacional de informações de forma padronizada.

 

  Fonte: Secom do Estado