Cotidiano

Estudantes ficam em carteiras quebradas

Funcionária da escola afirma que carteiras novas começaram a quebrar com poucas semanas de uso e nunca foram substituídas

Alunos da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Equatorial, zona Oeste, estão sendo obrigados a assistir às aulas em cadeiras quebradas. Algumas delas, que foram adquiridas no início do ano letivo, estão empilhadas e inutilizadas. Conforme uma servidora que preferiu não se identificar, a unidade de ensino recebeu, no início do ano, algumas carteiras novas. Após algumas semanas de uso, elas começaram a quebrar. 
“As cadeiras estão quebradas não por ato de vandalismo por parte dos alunos, mas pela péssima qualidade do produto que, com apenas algumas semanas de uso, começaram a quebrar”, afirmou. Ela relatou que as cadeiras quebradas representam risco à segurança dos alunos, que podem se machucar a qualquer momento. “Além da situação de ter que sentar em uma cadeira desconfortável, os alunos ainda têm que tomar cuidado para não se machucarem com um pedaço de ferro ou prego exposto. Eu os reparo constantemente, pois tenho medo que se machuquem sob a minha responsabilidade”, frisou.
Para evitar acidentes, algumas das cadeiras quebradas ficam amontoadas em um corredor. “Não dá para dispensar todas porque, senão, os alunos terão que sentar no chão. Eles acabam sendo obrigados a usá-las mesmo quebradas. As que estão em pior situação ficam no corredor, mas representam perigo do mesmo jeito, pois durante o intervalo um aluno pode se aproximar e acabar se machucando”, disse.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista pedindo esclarecimentos em relação à situação das cadeiras na Escola Darcy Ribeiro, mas não houve retorno.