A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta semana que o coronavírus teve sua classificação alterada e, agora, a entidade reconhece o avanço do Covid-19 como uma pandemia.
A pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica.
Com a facilidade de deslocamento das pessoas, as pandemias podem ocorrer com mais frequência nos dias de hoje.
Além do coronavírus, outra situação de pandemia famosa, que ocorreu em 2009, foi a H1N1. De acordo com a OMS, a gripe atingiu cerca de 120 territórios em apenas oito semanas.
É importante ter atenção na diferença entre pandemia e epidemia: esta última se refere ao aumento de casos de uma doença em uma região, que excede o número esperado para aquele período do ano.
A epidemia pode acontecer quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia em nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Por exemplo: 20 cidades decretam epidemia de dengue.
SURTO – Precedendo a epidemia e a pandemia, há também o surto. A condição ocorre quando há aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, deve ter um registro maior do que o esperado pelas autoridades. Por exemplo, aumento expressivo de dengue em um bairro.
* Com informações do portal Metrópoles