Cotidiano

Saiba tudo sobre a Pandemia e o que aconteceu em Roraima

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11) passada, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Corona vírus (Sars-Cov-2)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira (11) passada, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo Corona vírus (Sars-Cov-2). Segundo o órgão, o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.  Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. 

GUIANA

No mesmo dia da declaração de Pandemia, a Guiana que faz fronteira com o Brasil registrou a primeira morte por relacionada ao Coronavírus (Covid-19). Uma mulher que teria viajado de Nova York à Guiana havia dado entrada no Hospital Público de Georgetown pela manhã, após apresentar sintomas respiratórios relacionados ao vírus e morreu no hospital. Em razão dessa situação, autoridades brasileiras redobraram a atenção na fronteira

PACARAIMA

Uma fonte extraoficial informou à reportagem da Folha BV, agora à tarde, que procede a notícia de que há uma mulher em Pacaraima com suspeita de ter contraído o Coronavírus. Essa informação foi confirmada pelo prefeito do município, Juliano Torquato. Pacaraima está localizado ao norte de Roraima, e fronteira com a Venezuela. Segundo ele, a mulher é de origem venezuelana, mas já reside em Pacaraima.  A reportagem da Folha BV entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que, por meio de nota, informou que o caso suspeito não se trata de Coronavírus (COVID-19), mas sim de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), doença TAMBEM causada por um coronavírus. Os sintomas incluem febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar. Não existe tratamento, exceto cuidados médicos e paliativos. 

MAIS MÉDICOS

Iniciam nesta segunda-feira (16) as inscrições de médicos, com CRM Brasil, que desejem trabalhar no combate ao novo coronavírus (Covid-19) nas capitais e grandes centros, além dos municípios mais carentes e aldeias indígenas. A convocação está sendo feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Mais Médicos, para mais de 5 mil profissionais. A remuneração será de R$ 12 mil e o contrato terá duração de 1 ano.

De acordo com a pasta, de forma emergencial, os profissionais serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país, além de 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). Capitais e grandes centros urbanos voltam a fazer parte do programa, que vinha priorizando municípios mais carentes.

CORONAVÍRUS E OS PLANOS DE SAUDE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, na tarde de quinta-feira (12/03), em reunião extraordinária, a inclusão do exame de detecção do Coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. O teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica, de acordo com o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde.  A ANS orienta que o beneficiário não se dirija a hospitais ou outras unidades de saúde sem antes consultar sua operadora de plano de saúde, para informações sobre o local mais adequado para a realização de exame ou para esclarecimento de dúvidas sobre diagnóstico ou tratamento da doença.

MADURO E A FRONTEIRA

Um dia após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a COVID19 como pandemia, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou que avalia a possibilidade de fechar a fronteira com o Brasil. A Venezuela confirmou os dois primeiros casos do novo coronavírus esta sexta-feira (13). O primeiro caso é uma mulher de 41 anos que estava nos EUA, Espanha e Itália; e o segundo, um homem de 52 anos que estava na Espanha. Ambos moram no estado de Miranda e já estão isolados. A partir desta segunda-feira (16), as aulas estarão suspensas em todo o país, por ordem da vice-presidência da Vanezuela. No metrô de Caracas vai exigir que os passageiros usem máscaras.O governo venezuelano também anunciou a suspensão por um mês todos os voos provenientes da Europa e da Colômbia. Nessa quinta-feira (12), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já havia declarado estado de emergência permanente no sistema de saúde do país.

DENARIUM E A FRONTEIRA

O governador de Roraima, Antonio Denarium (Sem Partido) e os senadores de Roraima, pediram ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que intervenha junto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo fechamento das fronteiras com a Venezuela e Guiana para evitar a entrada do novo coronavírus no estado. O pedido foi feito nessa quarta-feira (11) durante reunião do governador com o ministro, em Brasília. Agora, Mandetta deve levar o assunto a Bolsonaro. 

MANIFESTAÇÃO

A manifestação popular pró-Brasil e contra a corrupção marcada para este domingo, 15 de março, deve ocorrer normalmente em Roraima, mesmo com o agravo da crise do Coronavírus no país. A previsão é que o ato ocorra das 15h às 19h na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista. A orientação dos apoiadores, no entanto, é de que quem estiver com sintomas de gripe como problemas respiratórios, febre e mal-estar permaneça em sua residência de acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS).

SUSPEITO NO AMAZONAS

O Estado do Amazonas confirmou o primeiro caso de paciente infectado com o novo coronavírus. O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (13), em coletiva concedida à imprensa, na sede do governo do Amazonas. 

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) o caso já está sendo monitorado em paciente do sexo feminino, de 39 anos, vinda de Londres, na Inglaterra. Ele está em isolamento domiciliar sendo monitorada. 

SUSPEITOS DE RORAIMA

O alerta foi aceso em Roraima com a suspeita de um caso de Coronavírus (Covid-19) em Boa Vista. O paciente está em isolamento domiciliar monitorado após apresentar sintomas e ter tido contato com um caso positivo. Ele estava na comissão de recepção do presidente Jair Bolsonaro na Base Aérea de Boa Vista. 

O segundo caso suspeito do novo coronavírus, foi informou nesta sexta-feira (13). É um homem de 34 anos que estava de férias na Argentina e apresentou garganta inflamada, coriza e febre. Os dois pacientes apresentam sintomas leves da doença, de acordo com a secretaria. Amostras foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR) para confirmar se foram infectados. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, de acordo com as normas do Ministério da Saúde.