A gama de ideias atualmente voltadas ao mundo Nerd e Geek tem despertado em muitos a vontade de retroceder ao passado, como uma lembrança de seus personagens preferidos. E os filmes e produtos diversos das grandes marcas, como Marvel e DC Comics tem sido o principal motivo desse saudosismo.
Por essa razão, nos últimos anos, os termos Geek e Nerd tem se tornado cada vez mais popular entre os jovens.
As duas gírias de origem inglesa significam pessoas obcecadas por tecnologia, computação, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries de TV.
Em Boa Vista, o estudante Rodrigo Guerreiro, 27 anos, e seus amigos criaram o programa Tribo Nerd, sobre cultura pop, games e séries, que com informação e descontração oferece entretenimento, diariamente ao público da rede social facebook, na página Cultura 7 e canal do youtube com o mesmo nome.
O Cultura 7 busca alimentar a cultura do estado, com programas semanais, as segundas a Oca dos Livros, nas quartas a Tribo Nerd e a sextas o Cidane.
Também são exibidos na página, documentários com os grupos culturais do estado.
Sobre o Tribo Nerd, Rodrigo diz que o projeto foi idealizado por ele em 2013 especialmente para contar curiosidades desse universo dos aficionados pela cultura pop.
“Quando comecei a projetar o programa, convidei alguns amigos para formar uma equipe. Assim o trabalho ganharia mais força. Hoje estão comigo a Jayne Thome, Danverson Chaves, Donizetti Balta, Farley Santos e Edney Melo, grandes conhecedores de literatura, games, cinema, RPG e HQ’s. Juntos produzimos as pautas e decidimos o que irá ao ar. As gravações ocorrem aos sábados.
Na próxima quarta-feira, 22, o Tribo Nerd apresenta uma bate-papo sobre a série Game of Thrones e o Action RPG Blood Born. “Cada episódio do programa conta em média com 15 minutos e nossa programação também será divulgada no youtube, em breve”.
Sobre o nome do projeto, o estudante conta que Tribo Nerd surgiu de uma conversa com a turma.
“Tivemos como referência a região amazônica, a partir dos povos indígenas, e depois sobre os grupos sociais da internet, dessa forma surgiu o nome Tribo que se conectou ao conhecimento Nerd, foi simples assim”, destacou.
Rodrigo ressalta que seu contato com histórias de ficção começou na infância.
“Eu tinha quatro anos quando comecei a jogar vídeo game e tive contato com animes e series japonesas. No mundo das HQ’s comecei a colecionar, sem a intenção de ter um grande acervo, mas pelo simples fato que eu adorava o universo da Marvel e DC Comics, na era de prata, e foi pensando neste passado que surgiu a vontade de contar outra vez a história criando um programa de TV, que repercutisse no facebook de uma forma que os amigos pudessem também interagir com descontração e adquirir conhecimentos”, concluiu.