Cultura

Saiba quais os benefícios da atividade física para os idosos

Os idosos que praticam exercícios físicos tendem a dormir melhor e a desenvolver maior independência e autoconfiança

À medida que a expectativa de vida aumenta, crescem também os desafios para que os anos a mais sejam vividos com qualidade e independência. Uma das coisas que as pessoas podem adotar para ter uma boa qualidade de vida na terceira idade é exercitar-se. Para isso, é preciso buscar a atividade física adequada e que seja acompanhada por um profissional de confiança.
De acordo com a educadora física Hérika Santos, não existe idade, mas sim a atividade adequada para cada tipo de pessoa e de acordo com cada objetivo. Segundo ela, a tendência da condição humana é que ao chegar à melhor idade, as pessoas tenham uma diminuição na massa muscular.
Um dos principais problemas para quem já está em idade avançada, tem a ver com a falta de tonificação muscular. Isso porque um dos processos envolvidos no envelhecimento é o desgaste das articulações que provocam as dores tão incômodas para os idosos. Por isso, a prática da musculação moderada pode ser uma boa aliada no combate a essas dores. Junto a exercícios de fisioterapia, eles podem melhorar consideravelmente o incômodo dos idosos.
“Isso ocorre porque, na maioria dos casos, vamos diminuindo as nossas atividades conforme vamos ficando mais velhos. A atividade física possibilita justamente o movimento inverso a isso: aumenta a massa magra, auxilia no equilíbrio, ajuda o coração a continuar funcionando de forma satisfatória e diminui os riscos e sintomas de hipertensão, além de muitos outros benefícios”, explica a especialista.
O indivíduo que nunca praticou atividade física e começa a fazer alguma só a partir dos 60 anos, tem uma condição completamente diferente daquele que a vida inteira foi envolvido com atividade física. A tendência é que os idosos do futuro sejam muito mais ativos que os de hoje, já que a cultura de maiores cuidados com o corpo vem aumentando e ganhando espaço na vida das pessoas. “Em geral, os idosos têm problemas ósseos ou problemas de circulação, e grande parte também é hipertensa. Sendo assim, atividades que ofereçam médio impacto e que possibilitem que o idoso trabalhe o corpo como um todo e respeitando suas limitações são as mais indicadas; mas claro que devemos lembrar que para quem manteve a vida ativa, a possibilidade de continuar suas atividades de forma normal é bem maior”, comenta.
Para a educadora física, as atividades mais praticadas e indicadas por idosos, por oferecer menos riscos, são: danças, hidroginástica e musculação. Segundo ela, a preocupação que se deve ter é que o idoso não se machuque.
“O risco de quedas para os idosos é muito grande. Isso ocorre porque com o passar do tempo, lembrando que isso acontece aos poucos, temos uma diminuição na chamada “marcha”, que é a nossa capacidade de andar normalmente. Os idosos têm uma tendência a andar ”arrastando os pés, ou levantando estes com dificuldade”, disse.
É obrigatório que o idoso, ou a família deste, certifique-se também das condições nas quais está o funcionamento do coração do idoso, já que um ataque cardíaco nesta idade é mais propenso a acontecer.   
Segundo Hérika, a Hipertrofia ou ganho de músculos é possível em qualquer fase da vida e até mesmo para pessoas com algum tipo de deficiência. O ganho de músculos vai depender, como em qualquer outra fase da vida, do tipo de atividade física praticada, horas de sono, tipo de alimentação e organizações das atividades escolhidas pelo professor de educação física.
Saiba quais os exercícios mais indicados:
Hidroginástica
O exercício melhora a capacidade aeróbica e cardiorespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica é uma opção alternativa para o seu programa normal de exercícios. É uma excelente opção para pessoas que levam uma vida muito agitada e têm pouco tempo para a prática de exercícios.
Dança
Os benefícios da dança como uma atividade física são bem conhecidos: flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e perda de peso, entre tantos outros.
Musculação
O aumento da massa muscular é fundamental na melhora da capacidade muscular, no auxílio indireto da redução da gordura corpórea, no aumento da taxa metabólica basal, etc. Mas ainda devemos levar em consideração a capacidade que um atleta ou praticante de musculação necessita para executar bem os exercícios, mostrando assim fundamentalmente sua devida preocupação com a flexibilidade.