ANA GABRIELA GOMES
Editoria de Cidade
Os cinco casos suspeitos do Covid-19 em Roraima provocaram uma série de mudanças na rotina da população e uma nova medida de prevenção contra o vírus foi determinada pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Boa Vista (PMBV).
A partir de hoje, 17, o calendário das escolas estaduais e municipais da capital será suspenso por um período de 15 dias. Ou seja, até o dia 31 de março. Nas publicações de ambos os Diários Oficiais, consta ainda a antecipação das férias escolares do meio do ano sem prejuízo para o calendário. Também foi proibida a realização de eventos públicos com aglomeração de pessoas em todo o Estado.
Durante live realizada à tarde, via rede social, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, informou que a reposição das aulas municipais deve acontecer ainda dentro do calendário letivo deste ano. Teresa também anunciou a criação do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus e outras medidas, e recomendações, que serão, e devem ser, tomadas em âmbito municipal. A gestora destacou que as ações são necessárias, mesmo ainda não havendo casos confirmados.
“O melhor caminho é você se antecipar para qualquer situação mais grave. Servidores com mais de 60 anos e gestantes irão trabalhar de casa. Eventos culturais e esportivos estão suspensos. A maior recomendação é ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas”, explicou a prefeita durante a live. A gestora destacou ainda que a data de suspensão das aulas, estabelecida pelo decreto, pode vir a sofrer ajustes, caso seja preciso.
No âmbito estadual, o decreto do Governo também pediu o fechamento das fronteiras com a Guiana e a Venezuela e a suspensão de visitas nos hospitais, sistema prisional e CSE. A recomendação, para todos, é adotar as medidas necessárias de higiene para evitar a possível propagação do vírus.
FUNDAÇÃO BRADESCO – Nesta segunda-feira, 16, pais de alunos da Fundação Bradesco receberam a informação de que as aulas na unidade serão suspensas pelo período de 15 dias, a partir da semana que vem. Nesta semana, conforme explicado pela gestão, fica a critério dos pais a ida dos alunos para a escola, sem prejuízo de frequência e avaliações. A partir da segunda-feira, 23, contudo, a suspensão das aulas ocorre para todos os estudantes.
Escolas particulares aderem à suspensão a partir de hoje
Em relação ao ensino particular da capital, aderiram à suspensão de aulas por 15 dias, até o momento, as instituições Colmeia, Claretiano, Sion, Sesi e Instituto Batista de Roraima (IBR). Até o fechamento desta matéria, às 18h, os colégios Objetivo e Sesc ainda não haviam decidido pela suspensão.
Aulas nas escolas do interior estão suspensas, afirma presidente da AMR
A suspensão do calendário escolar pelo período de 15 dias também será adotada pelos 14 municípios do interior de Roraima, além da capital. A decisão, que acompanha a Prefeitura de Boa Vista e o Governo de Roraima, foi tomada em conjunto nesta segunda-feira, 16, por todos os prefeitos após reunião por videoconferência. Segundo o prefeito de Alto Alegre e presidente da Associação dos Municípios de Roraima (AMR), Pedro Henrique Machado, a medida visa prevenir uma possível contaminação dos alunos do interior do estado. “Os municípios também estão criando cronogramas e realizando ações para o combate do Covid-19, como palestras, entrega de panfletos educativos e outros”, disse. Além da Educação, Machado explicou que medidas no âmbito da Saúde também serão adotadas pelos municípios. “Serão suspensas as férias e as licenças dos servidores de saúde, e mais profissionais serão colocados nas equipes, como forma de reforço”, relatou.
UFRR autoriza ensino a distância para alunos
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai instituir um Regime Acadêmico Especial (RAE) de hoje, 17, até o dia 3 de abril de 2020. A medida influenciará as atividades acadêmicas presenciais de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além das de Graduação e de Pós-Graduação. As atividades administrativas, por sua vez, serão mantidas. A intenção da UFRR, conforme divulgado, é colaborar com as instituições de saúde no combate ao Covid-19, restringindo a propagação do vírus e o adoecimento da população roraimense. O calendário acadêmico da UFRR não será alterado e, durante o Regime Acadêmico Especial, as atividades deverão ser desenvolvidas pelos professores utilizando metodologias de ensino a distância. Todas as ações devem ser registradas no Sistema Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).